Outono-inverno chega às vitrines

Quem circula pelas ruas do Centro da Capital percebe que a maioria das vitrines das lojas já expõe peças da coleção outono-inverno e oferecem condições facilitadas de pagamento e descontos à vista. Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital, Vilson Noer, os consumidores estão comprando mais à vista. O dado leva em conta informações obtidas através das consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que desde outubro de 2008 vem registrando avanços nesse tipo de pagamento.

Análises realizadas no mês de fevereiro indicaram que as compras à vista representaram 35% do total e as vendas a prazo, 65%. Até outubro do ano passado, os percentuais eram de 25% e 75%, respectivamente.

De acordo com Noer, as razões para esse desempenho são inúmeras e os lojistas devem se adaptar à realidade e oferecer facilidades. A tendência é tão grande que Noer acredita que a Páscoa será marcada por essa mudança. “Não tenho dúvidas de que o presente da Páscoa será comprado à vista. Podemos chegar a 50% das vendas com essa forma de pagamento”, disse.

O presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas), Ronaldo Sielichow, também demonstra otimismo com os negócios e aposta em boas vendas impulsionadas pela Páscoa e a nova coleção outono-inverno. “A orientação aos lojistas é no sentido de aumentarem o mix de produtos ofertados aos clientes, mas cada um tem a sua política comercial”.

Também a segunda edição da Liquida RS, Tchê! consolidou uma nova cultura no Estado, efetivando as promoções de fevereiro com descontos reais e percebíveis em mais de 200 municípios gaúchos. A iniciativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS) expandiu-se em 2009, segundo o presidente da entidade, Vitor Koch, em benefício do comércio, do lojista, do consumidor e do Estado, que viu a roda da economia ser acelerada, “o que, em tempos de crise econômica, torna-se ainda mais importante”, avalia.

Neste ano, houve um incremento de 18% nas vendas do Liquida Tchê frente a 2008 – 60% dos consumidores optaram pelo pagamento à vista.