A inspiração que pode vir dos pacotes de presentes

Produtos bem embalados agregam valor à experiência do consumidor

Caixas de diferentes formatos e tamanhos, papel de seda, saquinhos de voal, fitas, respeito e carinho pelo cliente: todo esse conjunto faz parte da estratégia de embalagem da Apassionata Boutique Erótica. Elisa Aidos, sócia-proprietária da loja, trouxe da sua experiência de muitos anos como vendedora em joalheria a dedicação e o cuidado com um item que não pode ser negligenciado: o empacotamento do produto.

Para Elisa, a embalagem que o cliente leva, tanto quando compra um produto para uso próprio ou quando é para presente, faz parte da experiência do consumidor e comunica a marca, por isso, é estratégica. O entendimento da lojista é o mesmo do professor e coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM-SP, Ricardo Pastore. Para ele, investir na embalagem é uma maneira de fechar um atendimento com chave de ouro. “Estamos na era da experiência. Numa época em que tantas coisas são iguais, como produto, preço e localização, este ponto pode ser um diferencial importante na experiência do consumidor”, acrescenta.

A aposta da Apassionata é fazer o cliente sentir-se feliz e respeitado em todas as fases da compra. Por isso, Elisa entende que o atendimento personalizado traz consigo a embalagem. Tanto faz se a venda é pelo e-commerce ou pela loja física, se o produto é de alto ou baixo valor. A Apassionata tem materiais e ideias para encantar em todas as situações. Além do capricho em cada pacote, Elisa diz que é preciso conhecer o perfil do cliente. Segundo ela, numa rápida conversa ou prestando atenção nas escolhas que o consumidor faz, é possível perceber se a preferência é por uma embalagem com apelo de sustentabilidade ou não necessariamente. Nesse caso, a lojista opta por algo mais enxuto, como uma bela caixa branca, sem papel de seda ou outros elementos. Já para outras pessoas, que adoram caixas mais elaboradas, o capricho fica por conta de fitas, saquinhos de voal, cheirinho da loja, cartão e envelope.

Na avaliação de Pastore, o apelo emocional é um aspecto importante. Ele entende que, além de praticidade, sustentabilidade e inovação, a embalagem tem de proporcionar prazer: “A embalagem também proporciona esse momento de satisfação, em que o consumidor recebe o produto com um valor agregado”.

 

Gostou deste conteúdo? Leia toda essa matéria e as demais nas edições da revista do Sindilojas POA,  Conexão Varejo, clicando aqui.