Padrões para o tamanho da roupa

Há um grave problema de vestuário no varejo brasileiro: peças idênticas em modelo e numeração, porém, de tamanhos totalmente diferentes. A proposta em discussão é estabelecer regras de padronização. Mas isso não basta. Lojistas, como o presidente das Lojas Renner, José Galló, atribuem o problema ao “fracionamento” da indústria do vestuário. Como ela não consegue crescer, dezenas de pequenas empresas se envolvem na produção de um mesmo item, explica. No modelo atual, uma parte corta o tecido e outras 30 fábricas diferentes vão costurar. Não dá para ter uniformidade no produto final, acrescenta. Por isso, a promessa da presidente Dilma Rousseff de oferecer incentivos oficiais anima o setor para ganhos de eficiência.