Padronização das tarifas de cartões pode ser aprovada neste mês, estima a Abecs

A padronização das tarifas de cartões de crédito poderá ser aprovada neste mês pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A expectativa é do diretor presidente da Associação Brasileira das Empresas de…

A padronização das tarifas de cartões de crédito poderá ser aprovada neste mês pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A expectativa é do diretor presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Paulo Rogério Caffarelli. A intenção do CMN é eliminar algumas tarifas cobradas atualmente no setor de cartões. Das cerca de 40 existentes hoje, devem sobrar entre 10 e 14, conforme estima Caffareli. — Isso é importante para que o consumidor possa estabelecer comparações — observou. Caffarelli entregou hoje, ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o projeto de autorregulamentação do setor. A proposta já havia sido entregue anteriormente, mas necessitou de ajustes.

Entre as diretrizes apontadas pela entidade, três pontos são os principais: o não envio de cartões sem a solicitação ou autorização do cliente; o fornecimento pelos bancos no ato de abertura de conta de um contrato entre banco e consumidor com a apresentação das regras de forma clara e o compromisso de que os clientes terão conhecimento, nos extratos, do impacto do uso do crédito rotativo e dos juros de forma geral. Desses compromissos, apenas a opção pelo pagamento mínimo terá prazo para entrar em vigor. Os demais entram em operação imediatamente.

Caffarelli disse ainda que a inadimplência no setor de cartões de crédito é o principal motivo da cobrança de juros elevados nos cartões, que pode chegar até a 600% ao ano e que, em média, estão em 238% ao ano, conforme dados de setembro da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), de setembro. Segundo o dirigente, a inadimplência nos cartões é de 8%.

Veja também

    Noticias

    O Sindilojas Porto Alegre é finalista do Top de Mkt ADVB/RS 2024

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais