Painel de abertura da 8ª FBV debate o papel do líder em períodos de incertezas

Painel teve participação de Bill Moraes, Eduardo Tevah e Peter Furukawa, além da mediação de Alexandre Peixoto.

A 8ª edição da Feira Brasileira de Varejo (FBV), que acontece de forma online e gratuita durante todas as segundas-feiras de agosto, recebeu no painel de abertura, realizado na segunda-feira (02) à noite, o vice-presidente da FranklinCovey Brasil, Bill Moraes; o palestrante e empresário, Eduardo Tevah; e o CEO das Lojas Quero-Quero, Peter Furukawa. Mediado pelo superintendente do Sindilojas Porto Alegre, Alexandre Peixoto, o bate-papo sobre o tema O Papel do Líder em Tempos Finais de Pandemia abordou a gestão de empresas e pessoas em épocas de transformações e incertezas.

Crédito: Cassius Souza

Durante a conversa, os líderes compartilharam os seus papéis nas companhias desde março do ano passado, quando começou a pandemia, e falaram sobre os conhecimentos adquiridos no período, como a capacidade das pessoas e das empresas se reinventarem perante as dificuldades. Segundo Furukawa, que conduziu a expansão das Lojas Quero-Quero durante este período, foi necessário modelar o planejamento alinhado com o objetivo, além de capacitar gerências para o bom andamento das unidades. “É fundamental estruturar e consolidar o modelo, pois lugares para abrir novos negócios serão identificados. É complicado endividar-se para realizar este movimento, pois você precisa rentabilizar a unidade para possibilitar novas ampliações. Outro ponto, para abrir novas lojas, invista também na formação de gerentes. Atualmente, temos 420 pessoas sendo preparadas para cargos de gerência na Quero-Quero e isso deve suprir os próximos três ou quatro anos. E assim como um gerente foi capacitado para chegar neste nível, ele deve fazer o mesmo com os talentos na sua equipe, é uma responsabilidade do cargo”, relatou.

Os gestores destacaram a importância da capacidade de ouvir os funcionários, pensando na melhor forma de engajá-los e conquistar resultados em equipe. De acordo com Bill Moraes, o momento exigiu que a liderança se tornasse mais humanizada e se preocupasse mais com o bem-estar dos colaboradores por meio da escuta genuína. “Precisamos tratar as pessoas como pessoas e isso passa por compreender o que elas estão passando neste momento difícil. Esse é o verdadeiro poder, não um poder do líder, mas, sim, um poder conjunto”, pontuou o vice-presidente da FranklinCovey Brasil.

Além disso, Moraes, Tevah e Furukawa compartilharam as suas percepções sobre a necessidade de se adaptar às mudanças de forma rápida e manter o espírito de equipe para superar as adversidades. Neste sentido, Eduardo Tevah apresentou os cinco pontos principais para uma liderança efetivar resultados: “Primeiro, é preciso deixar claro o que se espera das pessoas sob o ponto de vista das atitudes, não somente das tarefas e responsabilidades. Segundo, criar o sentimento de equipe é primordial, pois impacta na entrega do todo. Terceiro, focar e concentrar a equipe em direção ao mesmo objetivo: levar excelência ao cliente. Quarto, capacitar é fundamental, pois as pessoas não chegam prontas. Quinto, se as metas não estiverem claras, viáveis e capazes de gerar recompensa pela conquista, não será possível alcançar a alta performance”, finalizou Tevah.

Texto: Enfato Multicomunicação

Programação:

Os próximos painéis da 8ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) acontecem às 19h30 dos dias 9, 16, 23 e 30 de agosto. Pela primeira vez, o evento é realizado no formato online com o foco principal na capacitação de profissionais do setor por meio de conteúdo relevante. A FBV reúne grandes nomes do varejo que compartilham conhecimento e experiências para o desenvolvimento dos negócios e das pessoas. As inscrições para acompanhar os painéis são gratuitas. Para acompanhar o evento em todas as datas, basta se inscrever uma única vez e acessar a plataforma com login e senha.

CLIQUE PARA SE INSCREVER