Palestra abordou a energia limpa e o impacto para os negócios na 10ª FBV

CMO da Juntos Energia, Cleber Paradela afirmou que o mercado da energia limpa será o futuro do mercado

Crédito: Larry Silva

Integrando a programação do último dia da 10ª Feira Brasileira do Varejo, que encerra hoje (26), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, a palestra Varejo sustentável: energia limpa, redução de custos e os impactos no planeta, ministrada pelo CMO da Juntos Energia, Cleber Paradela, abordou a utilização da energia limpa nos negócios e a expectativa do mercado em relação ao tema.

Para apresentar um panorama da utilização da energia, Paradela abordou a descoberta da própria energia. “Não podemos olhar o futuro se não analisarmos o passado”, lembrou ele. Trouxe a arquitetura de redes, que se define em três estruturas: a centralizada, na qual o centro é o que comanda o resto; a descentralizada, que possui hubs que, caso se desconectem, não desfazem o centro; e a distribuída, que foi a inspiração para a internet. “Temos exemplos claros dessa arquitetura em vários momentos da nossa história, como no mercado financeiro e telefonia”, disse.

A partir disso, Paradela lembrou como a energia é vista nos dias de hoje com um custo elevado e que, sete de cada dez consumidores trocariam de concessionária de energia se pudessem. “Atualmente o custo de energia é algo que impacta demais no orçamento de uma família ou de um negócio”, afirmou, apresentando um dado que reforça a sua fala: a energia elétrica representa de 30% a 40% dos custos condominiais de varejistas de shoppings.

O mercado de energia elétrica mudou e teve impacto em todas as áreas a partir de 2012, quando houve o Marco Legal da Geração Distribuída, que regulamenta a micro e minigeração de energia, e de 2015, quando houve a Regulamentação da Geração Distribuída Compartilhada. “Essa energia ainda é para poucos, mas o próximo passo é que seja para muitos”, afirmou, apresentando o case da Juntos Energia, a primeira empresa de portadores de energia limpa do Brasil. “O propósito é revolucionar a forma como as pessoas consomem a energia limpa, facilitando o acesso e compartilhando valores”, disse, completando: “O Airbnb das fazendas solares”.

O grande desafio da indústria, segundo o palestrante, é criar conhecimento, confiança e educar empresas e sociedade sobre a distribuição de energia compartilhada. “O objetivo é democratizar para fazer mais pessoas terem acesso a energia de um jeito mais limpa”, ressaltou, lembrando que o Brasil já é o oitavo país que mais produz energia limpa no mundo.

Serviço: 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário: das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS) Inscrições e ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.