Palestra Especial traz dicas para vender mais através da neurociência
Wesley Barbosa foi o palestrante. Ele é neurocientista com passagens por empresas multinacionais e de sucesso reconhecido.
Na noite da última segunda-feira (17), o Sindilojas Porto Alegre promoveu no Teatro da Unisinos a sua Palestra Especial, evento este que ocorre uma vez por ano e é sempre muito prestigiado pelo público do varejo. Este ano, a Palestra Especial foi também comemorativa pelos 85 anos da entidade, que é celebrado no dia 18 de outubro. Wesley Barbosa, especialista em neurociência, foi o palestrante sob o tema “A neurociência como ferramenta para vender mais”.
Na abertura do evento, o presidente Arcione Piva celebrou o momento, teceu elogios às formas de capacitação em prol do varejo e comemorou os 85 anos do Sindilojas POA. “A nossa missão é fortalecer as empresas e as pessoas que atuam no nosso setor. Criar iniciativas para tornar os profissionais cada vez melhores e mais conectados é o nosso papel”, afirmou.
Já Wesley Barbosa iniciou sua explanação abordando a maneira como o cérebro funciona em várias situações de interação entre vendedor e comprador, assim como a experiência sensorial que o cliente tem ao entrar na sua loja.
“Qual a sensação que eu proporciono ao meu cliente? Essa pergunta vocês precisam se fazer todos os dias”, comentou para uma plateia atenta que lotou o espaço.
Um aroma, uma climatização agradável e até a oferta de café ou um chá podem mexer com a memória afetiva da pessoa, impactando positivamente em uma possível venda. “Marketing sensorial é o estímulo de sentidos que causam o bem-estar e criam uma conexão para a venda”, afirmou o palestrante.
A interação entre o palestrante e o público gerou momentos de risos e questionamentos.
Wesley abordava pontos para uma melhor comunicação com foco na empatia e aumento de vendas. Criação de uma persona, jornada do cliente e esteira de produtos foram alguns de outros pontos citados.
Ainda de acordo com o neurocientista, ativar o sentimento de recompensa aciona um ponto do cérebro que eleva a chance de sucesso. Sinal de positivo, promovendo a ideia de que o cliente está ganhando desconto é salutar. “É comum ver o sinal de menos quando se trata de promoção, indicando que naquele produto o comprador pagará um valor menor, porém estudos indicam o contrário. A taxa de sucesso vem com o sinal de positivo, com a intenção de ganhos para o cliente”, citou.
No fim da palestra, Wesley Barbosa lembrou que a inovação na área de vendas faz diferença e que a necessidade ativa o poder de inovar. Um resumo de sua vida pessoal e profissional também foi parte da apresentação de Wesley Barbosa. Alagoano de Maceió, fundador da Edu Tech Become Inc, professor convidado da Fundação Dom Cabral, ex-executivo do Facebook e ex-sócio da XP Investimentos, além de idealizador da ONG Ajude o Pequeno.
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