Palestrante do Café com Lojistas destaca a importância do protagonismo para aprender

Paulo Amorim trouxe reflexões sobre as transformações da sociedade e aspectos da neurociência na edição happy hour do evento, realizado nesta terça-feira (23).

Paulo Amorim palestrou no evento desta terça-feira, (23), realizado no Co.nectar Hub.

A edição especial do Café com Lojistas desta terça-feira (23), realizada no Co.nectar Hub, ao final da tarde, reuniu lojistas e profissionais de diversas áreas interessados em ouvir sobre os “Desafios do empresário na era exponencial”. Paulo Amorim, CEO do CENEX – Centro de Excelência Empresarial, foi quem conduziu o bate-papo, que iniciou com o convite à análise sobre as transformações sociais e culturais ocorridas nos últimos anos e como elas alteraram o comportamento das pessoas de forma geral e das equipes de trabalho.

Amorim ressaltou que, embora as mudanças cheguem cada vez com mais velocidade, não há certo ou errado quando se fala em modelo tradicional ou novo de liderar. “O certo é estar se movimentando o tempo todo”, enfatizou.

Exemplos sobre si próprio foram mencionados por ele, que carrega em seu currículo diversos títulos e passagem por grandes empresas em funções executivas. Amorim contou que busca por novos aprendizados constantemente, incluindo fazer coisas fora do seu contexto de trabalho, mas que acabam agregando de alguma maneira. “Além de andar de moto, nos últimos tempos resolvi aprender a surfar, mesmo não querendo ser surfista. Também realizei curso sobre defumação para entender mais sobre o assunto.”

O palestrante destacou, no entanto, que não tem problema preferir uma forma antiga de conduzir alguma tarefa, como usar o Excel em meio a tantas plataformas mais modernas. Ainda assim, “é preciso estar atento ao que existe no mercado, e sempre se preparando para novas coisas”, ponderou.

Sabendo da desculpa que muitas pessoas dão para justificar o comodismo, o palestrante comentou, ainda, sobre mitos e verdades comprovados em estudos de neurociência, tema no qual possui especialização. Dentro desse assunto, também falou sobre a necessidade de dar pausas durante a rotina para retomar a concentração, e convidou os participantes a refletirem sobre neofilia, que é a tendência de se sentir atraído pelo que é novo. Com esse intuito, aplicou um teste rápido para que cada um pudesse ter noção do quão “nefílico” se é. “Todos têm um grau de neofilia, uns mais, outros menos. Até porque as transformações da sociedade tendem a aumentar o nosso interesse por mudanças. E se não somos minimamente neofílicos algo está errado”, brincou.

Por fim, Amorim destacou que para ter a capacidade de sensibilizar os funcionários a fazerem coisas novas e melhores, o próprio líder deve querer aprender, mudar, inovar. E, para isso, além das reflexões trazidas, reforçou que há hoje muitas formas de adquirir conhecimento gratuitamente. “Você não precisa ler um livro se não gosta de ler. Vai assistir a um filme no Netflix ou a um vídeo no YouTube. Ou, então, a uma palestra online, participar de um evento, trocar ideia. Existe tanto lugar para aprender coisas novas de graça”, enfatizou.

Quer saber mais sobre os próximos cursos e eventos do Sindilojas Porto Alegre? Clique aqui, acesse a agenda e não deixe de participar!