Palestrantes falam sobre Economia Prateada na última edição de 2019 do Café com Lojistas
Mônica Riffel, Gloria Yacoub e Karen Garcia de Farias trouxeram dados e reflexões sobre a importância de estar atento ao público 60+.
Uma geração pouco presente no mercado de trabalho e com poucos negócios preparados ou focados para atendê-la, mas que representa hoje 30,3 milhões de pessoas no mundo. Os “prateados”, como estão sendo chamados os 60+, são ativos, consumidores em potencial e têm muito a contribuir para a sociedade. Não à toa, este foi o assunto do Café com Lojistas realizado na quarta-feira (04), no auditório do Sindilojas Porto Alegre, com Mônica Riffel, Gloria Yacoub e Karen Garcia de Farias, e que encerrou a grade de eventos da Entidade de 2019.
Segundo Mônica, estudos indicam que a economia prateada represente a terceira maior atividade econômica do mundo e 20% do total de consumo do Brasil. Em dois anos, mais de 30 trilhões de dólares serão movimentados por esse público. “Está mais do que na hora de pensarmos marcas e produtos para atender a essas transformações que estamos vivendo, com a inversão da pirâmide populacional e o aumento da população madura. Mas 62% dos negócios têm como target os Millenials”, comentou.
Diversidade, mas sem diversas idades?
A respeito da presença dos 60+ nos ambientes de trabalho, Glória destacou que as empresas ainda não se deram conta da importância de contar com esse público como colaborador. A palestrante ressaltou que apenas 11% delas possuem programa de reinserção de maduros, e que muitas das que não se incluem nesse número ainda se consideram a favor da diversidade. “Mas como podemos falar em diversidade e inovação sem diversas idades?”, provocou.
Para ela, a presença de pessoas de todas as gerações é muito benéfica a um negócio, pois permite que diferentes pontos de vista existam para melhorar as entregas e o atendimento aos clientes. “Para eu atender o meu cliente do futuro, que é o 60+, tenho que conviver com ele, conhecer o seu perfil e suas necessidades”, ressaltou.
Varejo focado nos 60+
Entusiastas, livres, indiferentes ou resistentes. Foi nesses quatro grupos que a terceira palestrante, Karen, dividiu os diferentes perfis do público 60+ nos dias de hoje. Cada um com características específicas, uns mais focados no futuro, outros mais nostálgicos, mas todos representam oportunidades ao varejo.
Para melhor atender os 60+, segundo Karen, é preciso prestar atenção em alguns pontos em especial. O treinamento das equipes para se comunicar de forma adequada é essencial, assim como o preparo da loja em aspectos físicos e em design de serviços. Uma boa iluminação, produtos dispostos em uma altura média e o cuidado com obstáculos que possam causar algum tipo de acidente são pontos importantes para atrair e receber bem os maduros.
Saiba mais: Se interessou pelo assunto e quer saber mais informações? O Sindilojas Porto Alegre lançou este ano, por meio de seu Núcleo de Pesquisa, o e-book “Avós da atualidade”. Clique aqui e acesse gratuitamente.