Pane dos passaportes emperra viagens

O agendamento para requisição de passaportes continua suspenso em todo país. E, o que é pior, não há previsão de quando o sistema será normalizado. Pode ser a qualquer momento, pode ser em dias. Uma…

O agendamento para requisição de passaportes continua suspenso em todo país. E, o que é pior, não há previsão de quando o sistema será normalizado. Pode ser a qualquer momento, pode ser em dias. Uma falha impede o procedimento desde segunda-feira, provocando atrasos no atendimento em todo o Brasil.

Na terça-feira, a Polícia Federal (PF) havia informado que a falha seria resolvida até às 18h de ontem. Agora já não se fala em prazos. A falha no sistema surgiu durante a migração para novos equipamentos, que fariam parte de uma modernização do parque tecnológico da corporação. Problemas semelhantes já ocorreram em outras ocasiões, mas apenas por horas, não por dias.

São três fases para a emissão do passaporte: o agendamento via internet, o requerimento – o interessado comparece a um posto da PF no horário agendado e entrega a documentação exigida – e a retirada. Conforme a PF, só o agendamento está suspenso. O requerimento, segundo o órgão, funciona lentamente porque, como o sistema não está funcionando, os funcionários precisam recadastrar manualmente todos os dados fornecidos pelo usuário na hora do agendamento. A retirada também está lenta, porque o mesmo sistema que agenda é o que permite a entrega dos documentos.

A recomendação da PF é de que as unidades não interrompam o atendimento ao público, mas alguns postos orientam os usuários a voltar em outro horário. Em Porto Alegre são feitos, em média, de 200 a 300 passaportes diários. Existem 2 mil já confeccionados, à espera de retirada. A entrega de documentos, assim como o agendamento, está sendo feita de forma manual, e só em casos de emergência.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais