Para a FGV, geração de emprego deve enfraquecer em 2014

Condições econômicas são piores do que nos últimos anos, alerta a fundação, mas a Copa do Mundo pode ajudar.

A geração de postos de trabalho em 2014 deve ser mais fraca do que em 2013, mas sem afetar…

Condições econômicas são piores do que nos últimos anos, alerta a fundação, mas a Copa do Mundo pode ajudar.

A geração de postos de trabalho em 2014 deve ser mais fraca do que em 2013, mas sem afetar a taxa de desemprego, avalia o economista Fernando de Holanda Barbosa Filho, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Isso porque a População Economicamente Ativa (PEA), que reúne as pessoas que trabalham e aquelas que estão em busca de emprego, deve continuar desacelerando.

Apesar disso, os indicadores sobre o mercado de trabalho apurados pela FGV em janeiro indicam estabilidade, segundo Barbosa Filho. O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) avançou 0,3% no mês passado, enquanto o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) recuou 0,9%.

“As condições econômicas são piores do que nos últimos anos, mas a Copa do Mundo de 2014 pode ajudar um pouco. Acima de tudo, os sinais não mostram uma desaceleração mais profunda no mercado de trabalho”, disse o economista.

Em relação à desaceleração da PEA, Barbosa Filho afirmou que é difícil saber quando esse efeito vai ter fim. “Se for relacionado com a renda, é capaz de esse efeito se reduzir, porque a renda está crescendo menos e mais gente pode voltar à PEA. Se for estudo, tem de esperar esse ciclo de estudantes acabar”, avaliou.

Veja também

    Noticias

    Sua empresa vai pagar mais imposto? Café com Lojistas orienta varejo

    Veja mais
    Noticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Sexta-feira Santa

    Veja mais
    Noticias

    Preços de itens de Páscoa e Sexta-feira Santa variam até 1.000% em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    HackaPOA: Sindilojas apoia capacitação que impulsiona empreendedores das comunid...

    Veja mais