Para encantar, envolver (e vender mais)
Um olhar sobre o papel do design e da arquitetura no varejo físico
A ideia de que retail design – ou arquitetura comercial – não é mero complemento, mas uma estratégia importante para o desenvolvimentos de negócios, vem ganhando força no varejo. Nos últimos anos, é inegável que a tecnologia e as novas gerações de consumidores provocaram transformações profundas nos negócios do setor. O design e a arquitetura são expressões dessa atual realidade em que o frio universo tech e o caloroso universo da experiência humana se desafiam e se complementam.
Uma das mais importantes temáticas abordadas na 3ª edição do Retail Design Meeting, em setembro, em São Paulo foi: “Como o design pode responder às mudanças considerando os novos hábitos de consumo e a importância da construção de experiências relevantes no ponto de venda”.
Segundo Renato Fregnani, presidente do Retail Design Institute Brasil, curador do evento, arquitetura e visual merchandising têm peso na criação de ambientes mais conectados, relevantes e alinhados às intenções das marcas e às expectativas dos consumidores. (Fregnani é o nosso entrevistado na seção Bate-Papo, página 10.) Diante desse cenário, contratar um arquiteto ou um especialista em design de varejo na hora de empreender passa a ser uma condição alinhada à estratégia…
Para ler toda matéria, clique aqui.