Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

Decoração da vitrine e promoções alavancaram as vendas, segundo lojistas

O Sindilojas Porto Alegre realizou um levantamento sobre os resultados de vendas no Dia das Mães, em Porto Alegre. No item ticket médio, o resultado ficou muito próximo a expectativa (R$ 365) e fechou no valor de R$ 330.

Ainda de acordo com o levantamento, 33% dos lojistas da capital disseram ter vendido mais agora do que no último ano. Para 36%, as vendas se mantiveram iguais e 27% dos respondentes citaram uma redução. Outros 4% ainda não tinham os resultados.

Um dado que chamou a atenção foi o alto índice pela escolha das compras via cartão de crédito parcelado, com 72% da preferência. Outras opções citadas foram à vista no débito (12%). Pix à vista, com 5% e Pix parcelado, com 1% também foram citados.

Os consumidores ainda seguem preferindo fazer compras direto em lojas físicas. Essa foi a escolha de 64%. Mas uma boa parcela ainda compra nos dois meios. As lojas que se prepararam para vender nos pontos de venda físico e virtuais ficaram com o índice de 36%.

O canal online mais utilizado, dentre aqueles que compraram desta forma, foi: WhatsApp (52,8%), site (38,9%) e Instagram (8,3%).

Estratégia de vendas

As medidas tomadas pelos empresários para vender mais foram: Decoração da vitrine (60%), promoção (29%), e estratégias de vendas (11%)

Produtos mais vendidos por segmentos:

Vestuário:

Pijamas (34,3%)

Blusas (31,4%)

Calças (22,8%)

Cosméticos, perfumaria e produtos de higiene:

Perfumes (60%)

Hidratantes (33,3%)

Shampoo (46,7%)

Calçados:

Tênis (13,3%)

Botas (40%)

Pantufas (26,6%)

Curiosidade:

Período de maior movimento nas lojas:

Na semana do Dia das Mães: (63%)

Na véspera: (27%)

Quinze dias antes da data: (5%)

No dia: 4%)

Segunda quinzena de abril: (1%)

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a retomada do comércio com a data de dia das mães após as cheias, além do envolvimento sentimental com a data festiva, fez os lojistas terem aumento nas vendas. “O levantamento realizado por nós mostra que neste ano, a data comemorativa – uma das mais fortes para o setor – tem o apelo da retomada. Outro ponto importante de se notar é como a preparação de uma vitrine bem montada chama a atenção e traz o cliente para dentro da loja”, argumentou Piva.

Abaixo, veja o infográfico desta pesquisa com todos os dados:

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA assina manifesto pela regulação das Bets

    Veja mais
    Noticias

    Espaço de encontros e conexões

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre projeta crescimento expressivo no varejo natalino de Porto...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA lança Centro de Monitoramento Econômico do Varejo para apoiar dec...

    Veja mais