Páscoa gera 12 mil vagas temporárias no comércio

A data está entre as principais do calendário com relação a geração de postos de trabalho. As oportunidades buscam diferentes perfis. Veja os números

A páscoa está entre as melhores datas do calendário varejista. Por representar uma alta movimentação no comércio, a ocasião gera um número representativo de vagas temporárias no setor: neste ano, 12 mil vagas estão em aberto. Os dados são do Centro Nacional de Modernização Empresarial (Cenam) encomendados pela federação nacional e sindicato paulista do setor (Fenaserhtt e Sindeprestem).

As entidades apontam que devido à proximidade entre a celebração da Páscoa e o Dia das Mães, alguns segmentos contratam temporários para permanecer na vaga por todo o período. A pesquisa, porém, mostra maior porcentagem de contratos com duração de menos de 30 dias (33%) e de 61 a 90 dias (32%).

As perspectivas com relação a chance de efetivação desses colaboradores é baixa para este ano. No levantamento, 18% das empresas de trabalho temporário afirmam haver muita intenção de efetivação por parte da contratante; 66% dizem ter pouca e 16% nenhuma chance de efetivação.

No comércio, as principais funções requisitadas são: vendedor (74%); repositor (22%); balconista (2%); auxiliar administrativo (1%); degustador (1%).

O perfil buscado é variado: profissionais de 17 a 21 anos (18%), de 22 a 35 anos (66%),
acima de 36 anos (16%). A maioria (50%) demanda o 2º grau completo, enquanto 1º grau, nível técnico e universitário são citados por 18%, 16% e 16%, respectivamente.

Fonte: Portal NoVarejo