Passos para se tornar um investidor bem informado

Para aumentar seu QI financeiro, o primeiro passo é melhorar o seu conhecimento sobre dinheiro e investimentos.

Para aumentar seu QI financeiro, o primeiro passo é melhorar o seu conhecimento sobre dinheiro e investimentos. O Global Investor Pulse, pesquisa realizada pela BlackRock, mostra que 35% dos latino-americanos não investe, por 'não saber o suficiente'. As ferramentas de busca e sites financeiros educacionais possuem uma riqueza de informações que podem fornecer uma visão sobre temas como a alocação de ativos e diversificação internacional. Se você está interessado em começar a investir, confira algumas dicas que podem te ajudar.

Comece cedo

Um dos passos mais importantes que você pode tomar para alcançar uma aposentadoria bem-sucedida ou alcançar um objetivo importante, é começar cedo. Quanto mais jovem você for, mais tempo você terá para crescer seus investimentos. Em países latino-americanos como Brasil, México e Colômbia, a média considerada ideal para começar a investir para a aposentadoria está entre 23-25 anos. No entanto, nunca é tarde demais para começar.

Defina metas

Em algum momento, o agora fica no caminho do planejamento para o futuro. Definir metas é o primeiro passo importante para garantir que você se coloque no caminho para alcançar seus objetivos. A maioria dos latino-americanos levam o planejamento financeiro a sério. Certifique-se de que você é parte do grupo que possui um plano para se concretizar.

Busque aconselhamento

As decisões importantes que você faz na vida, seja para planejar a aposentadoria, começar um negócio ou onde investir o seu dinheiro, muitas vezes têm implicações de longo prazo para o seu bem-estar financeiro. Procurar aconselhamento pode ajudá-lo a encontrar o caminho certo.  

Aprenda a diversificar

Enquanto a maioria dos brasileiros entrevistados (65%) já começaram a poupar para a aposentadoria e estão confortáveis fazendo suas próprias decisões de investimento, eles possuem uma concentração muito grande em dinheiro, em comparação com outros países. Apenas 5% dos entrevistados afirmaram investir em ação no país, contra 15% globalmente. Os brasileiros não estão familiarizados com outros investimentos, o que os impede de tomarem melhores decisões de investimento. Quase metade (42%) disseram que possuem apenas poupança e nenhum investimento.

Fonte: InfoMoney

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais