Pela segunda semana consecutiva, Porto Alegre é única capital a registrar avanço da inflação

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta de 1,05% em Porto Alegre na terceira semana de fevereiro. O resultado foi 0,06 ponto percentual superior ao divulgado na…

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta de 1,05% em Porto Alegre na terceira semana de fevereiro. O resultado foi 0,06 ponto percentual superior ao divulgado na segunda prévia do mês (0,99%). A capital gaúcha foi a única entre as sete pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) a apresentar aceleração da inflação pela segunda semana consecutiva.

Quatro das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação. O grupo que mais influenciou o avanço do índice foi alimentação, com aumento de 2,31% nos preços. Segundo o coordenador do escritório de Porto Alegre do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Marcio Fernando Mendes da Silva, o aumento equivale a mais da metade da inflação geral nos últimos 12 meses. De fevereiro a janeiro, o IPC-S acumula alta de 4,09%. Entre os maiores aumentos de preço nos alimentos estão o arroz (7,19%), o feijão preto (10,72%), hortaliças e legumes (6,78%) e frutas (6,76%). — Os itens básicos tiveram alta expressiva e isso penaliza as famílias que ganham menos. Nas famílias que recebem entre 1 e 2,5 salários, cerca de 40% do salário é gasto com a alimentação. O item que exerceu maior impacto sobre o avanço do índice foi a tarifa de ônibus urbano, com aumento de 3,37%, seguido da gasolina, cujo preço subiu 2,23% no período. O álcool registrou aumento de 11,09%.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais