Pelo fim da enrolação

A partir de hoje usuário de call center deve esperar no máximo um minuto para receber atendimento – Sua ligação é muito importante para nós. Aguarde mais alguns instantes, por favor. A partir de hoje, mensagens como essa podem colocar algumas companhias em maus lençóis. E, quem sabe,

melhorar as relações entre consumidores e empresas cujos call centers parecem treinados para testar a paciência da clientela. Quem quiser falar com alguém na central de atendimento de empresas de telefonia ou planos de saúde, entre outras, deve esperar, a partir de hoje no máximo um minuto.

Essa é uma das novas regras para serviços de atendimento a clientes de companhias de setores regulados pelo governo: energia elétrica, telefonia, televisão por assinatura, planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus, bancos e cartões de crédito. Outra medida que visa melhorar o atendimento pós-venda é que deve haver um único número de telefone para acesso ao atendimento.

Além disso, o consumidor só poderá ser transferido uma vez. As empresas que descumprirem as regras estarão sujeitas a multa de R$ 200 a R$ 3 milhões, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Uma estratégia de fiscalização dos Procons será a realização de ligações telefônicas pelos fiscais, se passando por consumidores, até nas madrugadas. Uma das exigências é que os call centers funcionem 24 horas.