Pelo terceiro mês consecutivo, cai otimismo dos gaúchos

A pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) registrou 124,9 pontos em agosto, sinalizando queda de 5,7% em relação ao mês anterior e de 7,4% na comparação ao mesmo período…

A pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) registrou 124,9 pontos em agosto, sinalizando queda de 5,7% em relação ao mês anterior e de 7,4% na comparação ao mesmo período do ano passado. Conforme os resultados divulgados nesta segunda-feira pela Fecomércio-RS, a avaliação mostra um aprofundamento do cenário delineado nos últimos meses.

— Ainda que o indicador permaneça em patamar otimista, o cenário de redução de otimismo ocorre pelo terceiro mês consecutivo — destaca o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

Para o dirigente, a resistência da inflação em patamares relativamente elevados, o que corrói a renda real das famílias, e a elevação de juros recente são fatores que contribuem para conter seu otimismo.

— As manifestações públicas que se espalharam por todo o país, ressaltando aspectos negativos da estrutura econômica brasileira, também colaboraram para redução da confiança das famílias — avalia De Marchi.

O otimismo apontado pelo ICF-RS continua sendo influenciado, em grande parte, pelos componentes de emprego, renda atual e perspectiva profissional, que respondem de forma direta à conjuntura atual de baixa desocupação no mercado de trabalho, e pela perspectiva de consumo que permanece em patamar elevado.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais