Pelo terceiro mês consecutivo, cai otimismo dos gaúchos

A pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) registrou 124,9 pontos em agosto, sinalizando queda de 5,7% em relação ao mês anterior e de 7,4% na comparação ao mesmo período…

A pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) registrou 124,9 pontos em agosto, sinalizando queda de 5,7% em relação ao mês anterior e de 7,4% na comparação ao mesmo período do ano passado. Conforme os resultados divulgados nesta segunda-feira pela Fecomércio-RS, a avaliação mostra um aprofundamento do cenário delineado nos últimos meses.

— Ainda que o indicador permaneça em patamar otimista, o cenário de redução de otimismo ocorre pelo terceiro mês consecutivo — destaca o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

Para o dirigente, a resistência da inflação em patamares relativamente elevados, o que corrói a renda real das famílias, e a elevação de juros recente são fatores que contribuem para conter seu otimismo.

— As manifestações públicas que se espalharam por todo o país, ressaltando aspectos negativos da estrutura econômica brasileira, também colaboraram para redução da confiança das famílias — avalia De Marchi.

O otimismo apontado pelo ICF-RS continua sendo influenciado, em grande parte, pelos componentes de emprego, renda atual e perspectiva profissional, que respondem de forma direta à conjuntura atual de baixa desocupação no mercado de trabalho, e pela perspectiva de consumo que permanece em patamar elevado.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais