Pequenas empresas têm maior alta no faturamento desde início da crise

As micro e pequenas empresas (MPEs) registraram crescimento no faturamento real de 4,8% em novembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com pesquisa do Sebrae. Trata-se do melhor…

As micro e pequenas empresas (MPEs) registraram crescimento no faturamento real de 4,8% em novembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com pesquisa do Sebrae. Trata-se do melhor resultado desde a deterioração da crise mundial da economia, em setembro de 2008.

Com os resultados obtidos até novembro e levando em conta as vendas no Natal e a recuperação vista nos últimos meses, projeta-se que as MPEs fechem 2009 com uma queda no faturamento real da ordem de 4,5% ante 2008. Isso mostra que a recuperação não foi suficiente para que o faturamento em 2009, bastante afetado pela crise, superasse o obtido pelo segmento no ano retrasado. Apesar disso, 45% dos pequenos e microempresários participantes da pesquisa esperam aumento do faturamento da sua empresa nos próximos seis meses. Analisando separadamente cada setor, verifica-se que a indústria teve alta de 8,3%, o comércio, de 4,7%, e serviços, de 1,6%, na comparação entre novembro e igual período de 2008.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

    Veja mais