Pequenas empresas têm maior alta no faturamento desde início da crise

As micro e pequenas empresas (MPEs) registraram crescimento no faturamento real de 4,8% em novembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com pesquisa do Sebrae. Trata-se do melhor…

As micro e pequenas empresas (MPEs) registraram crescimento no faturamento real de 4,8% em novembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com pesquisa do Sebrae. Trata-se do melhor resultado desde a deterioração da crise mundial da economia, em setembro de 2008.

Com os resultados obtidos até novembro e levando em conta as vendas no Natal e a recuperação vista nos últimos meses, projeta-se que as MPEs fechem 2009 com uma queda no faturamento real da ordem de 4,5% ante 2008. Isso mostra que a recuperação não foi suficiente para que o faturamento em 2009, bastante afetado pela crise, superasse o obtido pelo segmento no ano retrasado. Apesar disso, 45% dos pequenos e microempresários participantes da pesquisa esperam aumento do faturamento da sua empresa nos próximos seis meses. Analisando separadamente cada setor, verifica-se que a indústria teve alta de 8,3%, o comércio, de 4,7%, e serviços, de 1,6%, na comparação entre novembro e igual período de 2008.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais