Perspectiva de crédito ao consumidor tem oitava queda seguida, diz Serasa
SÃO PAULO – Pelo oitavo mês consecutivo o otimismo para as concessões de crédito ao consumidor com recursos livres registrou queda no País, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de…
SÃO PAULO – Pelo oitavo mês consecutivo o otimismo para as concessões de crédito ao consumidor com recursos livres registrou queda no País, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (1). Em outubro, o indicador registrou retração de 1,6% – para 98,9 pontos – na comparação com o resultado registrado no mês anterior (100,5). Segundo a Serasa, as concessões feitas com recursos livres devem continuar se expandindo ao longo dos próximos meses, porém, em ritmo lento.
Aperto monetário
As perspectivas de um novo ciclo de aperto monetário e o aumento do endividamento do consumidor deverão efetuar um contraponto ao avanço da massa real de rendimentos e do grau de confiança dos consumidores. De acordo com a Serasa, tudo isso deve contribuir para presenciarmos uma evolução positiva, porém um pouco menos acelerada, do crédito ao consumidor, especialmente ao longo dos primeiros meses de 2011.
Imóveis
Por outro lado, as concessões de crédito imobiliário devem continuar se destacando na evolução da carteira de crédito a pessoas físicas nos próximos meses. Esta projeção está atrelada ao fato de a modalidade ser, possivelmente, menos afetada por este eventual aperto monetário previsto, explicam os especialistas.
Sobre o indicador
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor tem o objetivo de antever, em um horizonte de seis meses, as concessões reais de crédito ao consumidor.