Perspectiva de crédito ao consumidor tem oitava queda seguida, diz Serasa

SÃO PAULO – Pelo oitavo mês consecutivo o otimismo para as concessões de crédito ao consumidor com recursos livres registrou queda no País, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de…

SÃO PAULO – Pelo oitavo mês consecutivo o otimismo para as concessões de crédito ao consumidor com recursos livres registrou queda no País, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (1). Em outubro, o indicador registrou retração de 1,6% – para 98,9 pontos – na comparação com o resultado registrado no mês anterior (100,5). Segundo a Serasa, as concessões feitas com recursos livres devem continuar se expandindo ao longo dos próximos meses, porém, em ritmo lento.

Aperto monetário

As perspectivas de um novo ciclo de aperto monetário e o aumento do endividamento do consumidor deverão efetuar um contraponto ao avanço da massa real de rendimentos e do grau de confiança dos consumidores. De acordo com a Serasa, tudo isso deve contribuir para presenciarmos uma evolução positiva, porém um pouco menos acelerada, do crédito ao consumidor, especialmente ao longo dos primeiros meses de 2011.

Imóveis

Por outro lado, as concessões de crédito imobiliário devem continuar se destacando na evolução da carteira de crédito a pessoas físicas nos próximos meses. Esta projeção está atrelada ao fato de a modalidade ser, possivelmente, menos afetada por este eventual aperto monetário previsto, explicam os especialistas.

Sobre o indicador

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor tem o objetivo de antever, em um horizonte de seis meses, as concessões reais de crédito ao consumidor.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Na comparação com o Dia dos Namorados de 2023, 17% dos lojistas dizem ter vendid...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra no Centro da capital

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Créditos do BNDES: empresário, você tem acesso a este recurso

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na ca...

    Veja mais