Pesquisa aponta que 55% dos porto-alegrenses se sentem inseguros na capital
Estudo do Instituto Methodus desvenda como anda a percepção dos gaúchos com relação a dois dos temas que mais inquietam a sociedade: crime e violência. A análise indica ainda quais as prioridades…
Estudo do Instituto Methodus desvenda como anda a percepção dos gaúchos com relação a dois dos temas que mais inquietam a sociedade: crime e violência. A análise indica ainda quais as prioridades apontadas pelos gaúchos para o novo Governo sobre a área da segurança pública. Cinquenta e cinco por cento dos porto-alegrenses se sentem inseguros vivendo na Capital, contra 18,5% que se dizem seguros. Quando a pesquisa se volta para o Estado, 46% mantêm esse sentimento de insegurança, contra 30% dos que se dizem seguros.
Ao serem questionados sobre já terem sido assaltados, roubados ou furtados, 56% dos porto-alegrenses dizem já terem sofrido esse tipo de violência. Na Região Metropolitana esse número oscila para 53%. Sobre as prioridades para o novo Governo do Estado sobre a área da segurança pública, os pesquisados apontam as suas expectativas: 31% combate ao tráfico de drogas, 25,5% querem mais brigadianos nas ruas e 13% pedem mais programas de prevenção ao crime. Foram realizadas 2.000 entrevistas em 50 municípios do Rio Grande do Sul durante o mês de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.