Pesquisa aponta relação do portoalegrense com a Feira do Livro

Embora 93% dos portoalegrenses conhecem a Feira do Livro da cidade, apenas 64% deles têm o costume de frequentar o evento. O dado foi obtido pela Câmara Rio-Grandense do Livro, em parceria com empresa de consultoria ESPM Jr.
De acordo com os entrevistados pela pesquisa, o principal motivo para os que não vão à Feira é a falta de tempo, com 45% das respostas, seguida pelo excesso de movimento (17,4%) e a falta de interesse por livros (15,4%).

Em sua 55ª edição deste ano, ir à Feira já se tornou um hábito para a população da capital gaúcha. Prova disso é que, dos que conhecem o evento, 35% atribuem a informação à sua tradição. A televisão vem logo atrás, com 32%, seguida pelo jornal (23,6%).

Do grupo pesquisado, 73% disseram que pretendem ir à Feira, enquanto outros 15% ainda estão indecisos. A variedade de obras, o lazer – seja na praça de alimentação ou no simples passeio pela Praça da Alfândega – e o preço são os motivos principais, com 62%, 36% e 24% da preferência, respectivamente.

Realizada no final do ano, a Feira já está em sua 55ª edição, e acontece de 30 de outubro a 15 de novembro deste ano.
A amostra foi de 432 pessoas, com a coleta dos dados tendo sido realizada entre os dias 14 e 19 de outubro, em sete locais de grande circulação de pessoas na capital gaúcha: Av. Assis Brasil (zona norte da cidade), calçadão de Ipanema, Centro, Parcão (Parque Moinhos de Vento), Praça da Encol, Redenção (Parque Farroupilha) e Av. Wenceslau Escobar (zona sul). A pesquisa apresenta margem de erro de 5% para mais ou para menos.