Pesquisa da Fecomércio-RS mostra famílias gaúchas mais otimistas

Neste primeiro mês de 2014, dos sete indicadores medidos pela pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas divulgada pela Fecomércio-RS, cinco apresentam crescimento em relação a igual período do…

Neste primeiro mês de 2014, dos sete indicadores medidos pela pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas divulgada pela Fecomércio-RS, cinco apresentam crescimento em relação a igual período do ano passado. Atualmente, e sempre numa comparação a janeiro de 2013, a segurança em relação ao emprego registrou uma elevação de 4%; a avaliação quanto à renda apresentou aumento de 6,2%; o indicador referente ao nível de consumo registrou alta de 12,4%; a expectativa do consumidor para compras a prazo / acesso ao crédito cresceu 4,9%; e a perspectiva de consumo das famílias aumentou 21,7%. Apenas dois indicadores apresentaram decrescimento nessa base de comparação: perspectiva profissional, com queda de 10,3% e momento para duráveis, com redução de 3,7%.

A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas é realizada mensalmente em Porto Alegre e conta, no mínimo, com 600 famílias em sua amostra. “O resultado geral de janeiro, quando os sete indicadores apresentaram uma média de crescimento de 4,6%, revelam a continuidade do cenário delineado nos últimos meses e é o melhor desde março do ano passado”, comenta Zildo De Marchi, presidente da Fecomércio-RS.

O indicador relativo ao nível de consumo atual apresentou aumento de 12,4% na comparação com janeiro do ano passado. Ele compara a expectativa do consumidor no momento presente com o mesmo período do ano anterior. Zildo De Marchi acredita que o patamar otimista está alicerçado na atual conjuntura do mercado de trabalho e expansão da renda e do crédito.

A maior queda, de 10,3% em relação a janeiro do ano passado, foi registrada pelo indicador que capta a percepção das pessoas quanto às perspectivas de melhoria profissional nos próximos 6 meses. Na comparação com dezembro de 2013, houve, no entanto, um crescimento de 12,5%. “Este indicador apresentou tendência de queda ao longo de todo o ano de 2013 e a reversão verificada em janeiro precisa se consolidar nos próximos meses, pois o índice ainda está abaixo do auferido no início do ano passado”, avalia o presidente da Fecomércio-RS.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais