Pesquisa diz que 70% dos gaúchos estão endividados

Cresceu em agosto o número de pessoas que parcelaram suas compras, principalmente na aquisição de bem durável e de vestuário ou financiamento de automóvel. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (Peif-RS), divulgada ontem pela Fecomércio-RS, pelo menos 70% dos gaúchos se consideram endividados. Em julho, o índice foi de 55%.

Paralelamente, a parcela de pessoas que não conseguirá quitar os débitos em dia caiu de 7% para 5%. “Os resultados demonstram que os consumidores realizaram compras mais planejadas e baseadas no crescimento da renda”, assinalou o economista da Fecomércio-RS Pedro Ramos. Segundo ele, este é o menor indicador desde janeiro. As dívidas teriam crescido devido ao aumento do número de pessoas com carteira assinada – o que, por sua vez, agilizou a liberação de crédito.

A Peif-RS, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), revela ainda que o tempo médio de endividamento dos gaúchos (7,8 meses) é baixo, quando comparado à média de financiamentos de carros ou imóveis. “Já o percentual de famílias que possuem 50% ou mais da sua renda comprometida passou de 28% em julho para 24% em agosto”, comparou.

No universo de famílias endividadas, 73% têm no cartão de crédito o principal instrumento de endividamento. Na sequência, aparecem carnês (35%), cheque especial (20,2%), crédito especial (20%) e financiamento de carro (10%). O economista avalia que, em setembro, haverá uma tendência de redução no percentual de consumidores que não conseguirá quitar suas dívidas.

O endividamento deve se manter estável em setembro e outubro, voltando a crescer em novembro e dezembro. “Há uma tendência de estabilização do quadro, uma vez que a massa salarial está 13% superior a do ano passado”, concluiu.