Pesquisa do Sindilojas POA indica que ticket médio deve ser de R$ 184,00 por pessoa no Natal

A projeção é de que os consumidores devam gastar mais em 2022

A sondagem realizada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre sobre a intenção de compra para o Natal, prevê que o ticket médio na compra do presente deve ficar em R$184,00 neste ano de 2022, 7,0% acima do ano passado, considerando a inflação do período.

De acordo com o levantamento feito com moradores da capital gaúcha, o setor varejista deverá injetar cerca de R$ 549 milhões na economia, reafirmando a crença de que o Natal é a principal data de vendas para o setor. Ainda, segundo a pesquisa, 39,1% dos entrevistados pretendem gastar mais do que o ano anterior, e cerca de 29%, responderam que devem manter o valor gasto em 2021.

Critérios para a escolha do presente de Natal e os produtos mais lembrados

Citado por 55,7% dos entrevistados, o preço é o que deve pesar na compra do porto-alegrense, seguido pelo conhecimento do gosto do presenteado e a qualidade do produto.

Na pergunta relacionada a qual produto os consumidores pretendem comprar para dar de presente, as roupas lideram com 61,7% das respostas. Brinquedos e calçados completam a lista dos produtos top 3. Quando a pergunta é sobre o que gostariam de receber de presente, novamente, o produto com maior número de respostas foi roupa (28%), seguido por cosméticos/perfumaria/produtos de higiene e calçados. Filhos, pai e mãe, são os parentes mais citados pelos entrevistados de quem será presenteado. Para si próprio, 9,4%.

Lojas de rua seguem com a preferência

Quanto ao local de onde preferem efetuar a compra, a maioria dos respondentes, 58,6%, disseram preferir as lojas de rua, apresentando um pequeno crescimento em relação ao ano passado, que era de 57,7%. As lojas de shopping vêm em seguida, com 46,9% da preferência dos entrevistados deste ano, ante 46,6% no ano passado.

O E-commerce segue sendo lembrado, inclusive com aumento de pessoas que pretende escolher o presente por essa ferramenta. O índice deve pular dos 26,6% de 2021 para 31,1% neste ano. E dentre este percentual, 74,3% afirmam que vão usar o App da loja para comprar, seguido pela escolha de compra via site em segundo, e Facebook na terceira colocação.

Qual o diferencial que faria você escolher uma loja para a compra do presente de Natal?

A pesquisa do Sindilojas POA deste ano traz uma outra curiosidade. A pergunta formulada sobre o que faria, dentre tantas opções, o consumidor escolher a loja para fazer as compras, o item, “dar benefício para pagar”, ficou na frente, com 36,9% da preferência dos respondentes. Logo atrás, em segundo lugar, aparece a oferta de brindes, e na terceira posição, cashback.

Segundo Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, os dados da pesquisa trazem otimismo para as compras do Natal. “Os números mostrados pela nossa pesquisa atingem a expectativa que o mercado aguardava, de um crescimento nas vendas, nada excepcional, mas ainda assim, um aumento, o que traz um certo alívio para os lojistas”, assegurou. O presidente da entidade empresarial ainda finaliza. “As vendas nas datas festivas e promocionais neste ano foram positivas e temos que comemorar”.

 

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