Pesquisa do Sindilojas POA mostra lojistas confiantes para o Dia das Mães

Durante Coletiva de Imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira, o presidente Ronaldo Sielichow apresentou expectativa de crescimento médio nas vendas de 23,7%, em relação ao ano passado, para os…

Durante Coletiva de Imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira, o presidente Ronaldo Sielichow apresentou expectativa de crescimento médio nas vendas de 23,7%, em relação ao ano passado, para os comerciantes da Capital

O Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo, ficando atrás apenas do Natal. Em pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre a instituto especializado, a expectativa dos lojistas é de que haja crescimento médio de 23,7% nas vendas na comparação com o evento de 2011 e os consumidores entrevistados demonstram que grande parte das compras deve ser realizada uma semana antes do Dia das Mães. “Nosso principal objetivo, como representante legal dos lojistas, é ajudá-los a conhecer o seu consumidor. Isso melhora não só o desempenho dos negócios, mas também o atendimento ao cliente já que o lojista consegue identificar o que está sendo procurado e a forma como as pessoas querem comprar”, salienta Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre. O levantamento aconteceu entre os dias 17 e 26 de março, com 400 consumidores e 100 lojistas de todas as regiões da cidade.

Panorama Geral

Cerca de 63% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 100,00 com os presentes e a principal forma de pagamento é em dinheiro. Os pagamentos em cartão de crédito aparecem em segundo lugar e são mais frequentes em faixas etárias e rendas maiores. Sobre gastar mais ou menos, dois em cada três entrevistados pretendem comprar presentes do mesmo valor de 2011, o que significa 65,3% do total. Os dados gerais, porém, indicam que haverá aumento de aproximadamente 6% nos gastos com presentes. Antecipar as compras não é a intenção da maioria. Mais de 60% devem realizá-las uma semana antes da data e 22% na véspera ou no próprio Dia das Mães. A informação dos lojistas confirma este dado. Segundo eles, 79% das vendas devem ocorrer na sexta e no sábado. Para atrair clientes, 68% dos lojistas consultados revelaram que pretendem fazer ações especiais para o Dia das Mães como promoções, decoração temática das vitrines e brindes.

Os preferidos

Tipos de presentes
Os itens que mais apareceram nas intenções de compra do consumidor foram roupas (51,3%), perfumes e artigos de beleza (24%), flores (9,8%), joias e acessórios (9,3%). Juntos, estes produtos representam 94,4% dos tipos de presentes citados na pesquisa. Este número demonstra que os presentes de uso pessoal serão mais valorizados neste ano. O segmento de vestuário é o predileto entre todas as classes econômicas e faixas etárias consultadas. Eletrodomésticos aparecem em sexto lugar, com 7% da preferência do público pesquisado.

Locais
O porto-alegrense pretende fazer suas compras para o Dia das Mães em lojas de shopping. 49,8% dos consultados irão a estes centros comerciais. As lojas de rua ocupam o segundo lugar, com 37,8% da preferência. Supermercados aparecem com 9%. Entre os entrevistados de renda até dois salários mínimos, porém, as lojas de rua são as escolhidas por 42,9% deles.

Quem compra

O porto-alegrense deve comprar presentes não só para a mãe, mas também para esposa, sogra e avós. Porém, 75,8% dos que responderam à pesquisa comprarão uma lembrança para sua mãe. Dentro deste grupo, é interessante destacar que a maioria, 95,6%, é composta por jovens entre 16 e 24 anos de famílias que possuem renda mensal acima de quinze salários mínimos.

Na internet

Mesmo com o crescimento do e-commerce e da circulação das informações via redes sociais, poucos são os que pesquisarão sobre os produtos na internet antes de efetuar a compra. Apenas 14,5% pretendem pesquisar na internet e, destes, 67,2% comprarão em lojas de shopping. A baixa efetivação de compras online demonstrada neste estudo é um indicativo de que o porto-alegrense ainda prefere lojas físicas para estes tipos de presentes. Dentro desta realidade, o Sindilojas considera o comércio virtual um campo a ser explorado pelos lojistas.

Geração de emprego

A data deve gerar movimentação no mercado de trabalho. Dos 100 lojistas pesquisados, 16% pretendem contratar profissionais temporários para reforçar o atendimento aos clientes. A indicação do Sindilojas Porto Alegre para candidatos é que fiquem atentos ao programa Geração Varejo que disponibiliza um Mural de Vagas no site da Entidade. Diariamente são encontrados diversos tipos de vagas no comércio de Porto Alegre. Os lojistas que têm vagas em aberto podem procurar a Entidade para buscar candidatos através do programa.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lan...

    Veja mais