Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre mostra que parcela de lojistas têm boas expectativas de vendas até o fim do inverno

Segundo dados, cerca de um terço dos respondentes espera aumentar suas vendas neste ano

As buscas por artigos de frio, encontradas no vestuário, calçado e artigos de cama, mesa e banho vêm se mantendo em ritmo médio na busca por parte dos consumidores. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Poa junto aos lojistas da capital.

Quase metade de quem respondeu a pesquisa, cerca de 45%, considera o movimento apenas médio no comércio. A presença ainda tímida do frio faz com que 16% citem considerar alto o movimento nas compras. Segundo os comerciantes do varejo, 49% sentem que o movimento diminuiu em relação ao ano passado. Porém, 11% afirmam que em 2023, nesta mesma época, está superior ao último ano.

Dados sobre a expectativa de vendas até o fim da estação mais fria não são pessimistas. Uma boa parcela, 32%, diz que vê espaço para vendas superiores ao ano de 2022. A maior parcela, 47%, entende que deva manter as vendas do último ano, e apenas 2% vive a expectativa de vender menos.

O tícket médio gasto até aqui no ano, em roupas e artigos de inverno, está em R$ 380, pouco acima do valor dos R$ 376, registrado em 2022. Em relação aos preços, 50% dizem mantê-los iguais. Para 36% dos respondentes, os preços aumentaram, e tão somente 7% revelaram terem baixado os preços.

Entre os respondentes, 60% são lojas em shopping, 39%, nas ruas e 1% em centro comercial/galeria. Já o segmento da loja ficou representado assim: 70% são do vestuário, 20% de calçados e 10%, da área de cama, mesa e banho.

Produtos mais vendidos por segmento:

Vestuário:

Casacos/Jaquetas: 54,3%

Calças: 28,6%

Blusas Térmicas: 17,1%

Calçados:

Botas: 60%

Tênis: 50%

Sapatos: 20%

Cama, mesa e banho:

Edredons: 90%

Toalhas de banho: 60%

Mantas: 40%

Para a Entidade, os números mostram o momento atual do varejo em Porto Alegre, que passa por uma fase instável, mas é possível enxergar um futuro próximo com melhores resultados. “Essa pesquisa realizada por nós, comprova o que a gente tem falado, o varejo vem mudando a forma de vender e o cliente tem mudado a forma como compra. Isso vem impactando nas vendas. Porém, vemos com bons olhos esse 2º semestre do ano, onde teremos mais datas festivas, gerando mais momentos de compras. A economia por si só tem dado demonstração de sinais de recuperação, inclusive com os índices da inflação devendo cair, pelo menos essa é a expectativa”, resume o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.