Pesquisa indica que a valorização da equipe é uma das marcas mais fortes da liderança feminina

As mulheres possuem grande capacidade de comunicação e valorizam seus subordinados dentro das organizações. Estes foram alguns dos resultados de uma pesquisa elaborada para entender a atual situação da…

As mulheres possuem grande capacidade de comunicação e valorizam seus subordinados dentro das organizações. Estes foram alguns dos resultados de uma pesquisa elaborada para entender a atual situação da mulher no mercado de trabalho. Realizada pela Catho Consultoria em RH, “A Mulher e o Mercado de Trabalho” foi realizada com mais de 100 mil executivos no Estado de São Paulo.

Um dos indicadores sinalizou que a participação feminina nos negócios está bastante equiparada à dos homens: 48,37% dos respondentes eram mulheres. O crescimento parece ter se acelerado nos últimos anos, já que 24,4% das entrevistadas disseram estar desempregadas nos três anos anteriores. Sobre a motivação com o trabalho, uma preocupante taxa de 30% representa as que se mostraram desmotivadas com o trabalho.

Para alcançar este expressivo crescimento de participação no mercado de trabalho, algumas situações ainda permanecem inferiores àquelas vivenciadas pelos homens. A maioria dos entrevistados acredita que os fatores que contribuíram para este aumento na participação feminina nas empresas foram salários mais baixos, agregados a uma maior competência e melhor preparo acadêmico.

Além disso, para 49,92% dos respondentes, as mulheres possuem melhor capacidade de comunicação porque conseguem manter as pessoas mais sintonizadas enquanto falam e por dispensarem vícios de linguagem. Uma parcela de 31,11% dos entrevistados acreditam que as mulheres valorizam mais os subordinados quando em posições de chefia, e esta foi percebida como a principal característica do estilo de liderança das mulheres. Para o diretor-geral da Catho, Norberto Chadad, a pesquisa mostra, com números concretos, como a carreira de um profissional é influenciada pelas mulheres.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais