Pesquisa indica que a valorização da equipe é uma das marcas mais fortes da liderança feminina

As mulheres possuem grande capacidade de comunicação e valorizam seus subordinados dentro das organizações. Estes foram alguns dos resultados de uma pesquisa elaborada para entender a atual situação da mulher no mercado de trabalho. Realizada pela Catho Consultoria em RH, “A Mulher e o Mercado de Trabalho” foi realizada com mais de 100 mil executivos no Estado de São Paulo.

Um dos indicadores sinalizou que a participação feminina nos negócios está bastante equiparada à dos homens: 48,37% dos respondentes eram mulheres. O crescimento parece ter se acelerado nos últimos anos, já que 24,4% das entrevistadas disseram estar desempregadas nos três anos anteriores. Sobre a motivação com o trabalho, uma preocupante taxa de 30% representa as que se mostraram desmotivadas com o trabalho.

Para alcançar este expressivo crescimento de participação no mercado de trabalho, algumas situações ainda permanecem inferiores àquelas vivenciadas pelos homens. A maioria dos entrevistados acredita que os fatores que contribuíram para este aumento na participação feminina nas empresas foram salários mais baixos, agregados a uma maior competência e melhor preparo acadêmico.

Além disso, para 49,92% dos respondentes, as mulheres possuem melhor capacidade de comunicação porque conseguem manter as pessoas mais sintonizadas enquanto falam e por dispensarem vícios de linguagem. Uma parcela de 31,11% dos entrevistados acreditam que as mulheres valorizam mais os subordinados quando em posições de chefia, e esta foi percebida como a principal característica do estilo de liderança das mulheres. Para o diretor-geral da Catho, Norberto Chadad, a pesquisa mostra, com números concretos, como a carreira de um profissional é influenciada pelas mulheres.