Pesquisa mostra o vício feminino por sapatos

Levantamento revelou que mais da metade das entrevistadas compra calçados sem necessidade.

Que a mulherada é louca por um par de sapato, poucos duvidam. Mas que o produto chega a ser considerado um vício, aí tem uma grande diferença. Em pesquisa sobre o consumo feminino de calçados, feita em seis capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre, com mulheres entre 15 e 54 anos, a Abicalçados divulgará nesta terça-feira que 85% das mulheres classificam sapatos como um “vício”.

E mais: metade confessa que compra calçados mesmo sem necessidade, enquanto 67%, apesar da “idolatria” ao produto, pelo menos tem uma boa iniciativa. Sempre pesquisa o preço antes de levá-lo para o armário de sua casa.

Além das preferências do mercado nacional, a Abicalçados trata da eterna briga com o governo argentino, que impede a entrada de parte da produção brasileira naquele país. Assim, está cada dia mais difícil nutrir expectativa de solução para o embargo. O impasse já causou o cancelamento de pedidos de mais de 410 mil pares de calçados em fevereiro. Ainda há 220,5 mil aguardando liberação: 70 mil prontos para embarcar, mas o restante só será produzido após a documentação sair, lamenta o presidente da Abicalçados, Heitor Klein:

– Há sinalização dos governos de normalizar os negócios, mas não tenho uma previsão de quando isso vai ocorrer.

Desde que começaram os bloqueios, um procedimento comum entre os fabricantes brasileiros era o de aguardar a liberação argentina, o que, muitas vezes, implicava perda do valor dos calçados. Hoje, a cautela dos exportadores é ainda maior, o que mudou a estratégia adotada pelas empresas. Muitas delas, inclusive, desistiram daquele mercado.