Pesquisa mostra otimismo dos lojistas com as vendas de artigos de inverno

Para 88% dos entrevistados, movimento é considerado bom ou muito bom quanto à venda de roupas, calçados e itens de cama, mesa e banho.

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou levantamento para saber como está a percepção dos varejistas a respeito das vendas de produtos específicos para as estações mais frias do ano. Para isso, foi analisada uma amostra representativa de lojistas do comércio de roupas, calçados e artigos de cama, mesa e banho da Capital, os quais afirmaram que é possível comparar o movimento atual com o de 2019.

Para 43% deles, até agora, as vendas se assemelham às daquele ano e, para 15%, os resultados estão inclusive melhores. Outros 33% acreditam que estão vendendo menos se comparado ao mesmo período de 2019. Em relação ao movimento nas lojas, 49% acreditam que está alto e 39% opinam que está médio. Os que consideram a procura baixa por artigos de frio somam 12%.

A expectativa para os próximos meses, segundo a grande maioria (93%) dos entrevistados, é que as vendas aumentem ou, pelo menos, se mantenham. O incremento esperado é de 22% em relação à 2019. No entanto, o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, analisa que, para que isso ocorra, outros fatores também devem ser considerados. “Precisamos torcer para que o frio se mantenha e que a chuva, que acontece muito nos meses de outono e inverno, não atrapalhe. Mas estamos confiantes que, com o avanço da vacinação, as pessoas voltem a circular mais e, consequentemente, comprar mais”, comenta.

O levantamento também identificou que, segundo a percepção dos lojistas, os porto-alegrenses estão priorizando adquirir somente o necessário e, ainda, preferindo mais o conforto do que a moda. A busca por preços mais baixos, a exigência em relação ao custo-benefício e a aquisição de menos itens por pessoa foram outras observações constatadas pelos entrevistados.

Clique aqui para acessar o infográfico com os dados completos, na área do Núcleo de Pesquisa.

Veja também

    PesquisaNoticiasVendas

    O Natal no comércio porto-alegrense foi considerado positivo para quase metade do...

    Veja mais
    NoticiasMarketingVendas

    Demoday do Co.nectar Hub celebra o sucesso da 1º turma de Aceleração de Startups.

    Veja mais
    NoticiasVendas

    Receita Estadual deu início a nova etapa de operação para fiscalização do varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosTreinamentoVendas

    Varejo Educação promove workshop com foco em vendas de fim de ano

    Veja mais