Pessoas compram significados

Por Beth Furtado*

A complexidade dos produtos contemporâneos é sempre um fator de estímulo para longas explicações de características de produtos na comunicação em geral. Quanto mais lançamentos e…

Por Beth Furtado*

A complexidade dos produtos contemporâneos é sempre um fator de estímulo para longas explicações de características de produtos na comunicação em geral. Quanto mais lançamentos e produtos alternativos, mais o consumidor é abordado com farto material explicativo, como se a profundidade do conhecimento do produto garantisse sua preferência.

Porém, é importante distinguir: indústrias vendem features, mas pessoas compram significados. Significados do impacto em suas vidas da entrada desses produtos. Significados de perspectivas no seu dia-a-dia, como os proporcionados pela telefonia móvel. Significados de horizontes que se abrem, como o proporcionado pela tecnologia VOIP. Significados de facilidades oferecidos pelo produto, como o proporcionado pela lava-louça.

Significados de segurança e tranqüilidade, como o proporcionado pela previdência privada. Significados de aumento do bem-estar, como o proporcionado pelos spas urbanos. Significados que adquirem magnitude quando ancorados em marcas que sabem traduzi-los em melhoria de vida. Cabe, portanto, a reflexão: sua empresa vende o quê?

* Beth Furtado é autora dos livros “”Singularidades no Varejo””, “”Horizontes de Consumo”” e “”Desejos Contemporâneos””.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Sindilojas POA revela pesquisa sobre as vendas de material escolar

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais