PIX Parcelado: opção é pouco utilizada entre lojistas e consumidores da Capital

Pesquisa da Entidade identificou que 90,6% das lojas ainda não tiveram solicitação de clientes quanto ao formato de pagamento.

A opção de parcelar o pagamento pelo PIX tem sido uma alternativa oferecida por algumas instituições financeiras desde o primeiro trimestre deste ano. No entanto, apesar de não ser regulamentada oficialmente pelo Banco Central, a alternativa ainda não tem adesão considerável por parte dos consumidores e lojistas de Porto Alegre. A informação é do último levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre, que mostrou que 93,7% dos comerciantes disseram não ter realizado nenhuma venda por este formato de pagamento. Somente 6,3% já venderam pelo PIX Parcelado.

Quando perguntados se conhecem a opção de parcelar no PIX, mais da metade dos lojistas, 53,3%, afirmou que sim. Ainda assim, a fatia dos que não sabem do assunto é grande, com 46,7% que desconhecem o assunto.

Tal como os lojistas, o PIX Parcelado também não se popularizou entre os clientes. Segundo 90,6% dos comerciantes que disseram conhecer a opção, nenhum consumidor perguntou dessa possibilidade de pagamento na sua loja. Conforme avaliação de 6,3% dos entrevistados, a procura está pequena. Os que acreditam que os clientes não conhecem somam 3,1%.

Neste momento, quando perguntados se pretendem aderir ao PIX Parcelado, praticamente a metade dos lojistas ouvidos, 53,3%, disseram que não. Outros 20% ainda não sabem. Uma parcela de 11,7% afirmou que deverá aderir apenas se não houver custos de adesão para a loja. Os que pensam em aderir se for bom tanto para lojista quanto para o cliente representam 5%. Os indecisos, porém, mais inclinados a não aderir, somam 3,3%, mesmo percentual dos que afirmaram já ter aderido, 3,3%. E os que acham que sim, que irão aderir, representam 1,7% dos comerciantes, percentual igual ao dos que disseram que vão aderir depois de conhecer como funciona.

“Tem desconto à vista?”

Uma prática comum no setor é a de oferecer desconto para pagamentos realizados à vista, em dinheiro. Na mesma lógica, a sondagem do Sindilojas POA questionou os lojistas se pretendem oferecer desconto quando a venda for à vista pelo PIX. Para 73,3% deles a resposta foi não. Os que disseram que sim, que darão 5% de desconto, somam 13,4%. Os que darão 10% de desconto correspondem a 6,7%. E os que citaram oferecer 7% de desconto representam 3,3%. O mesmo percentual, de 3,3%, é de lojistas que disseram que não, pois não vendem por PIX.

O presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, ressalta que a opção de parcelamento pelo PIX é favorável para as lojas, tanto quanto aceitar o PIX à vista. Ele orienta que os empresários e profissionais do setor busquem conhecimento sobre as novas modalidades de pagamento existentes. “Acreditamos que o uso do PIX irá se popularizar no comércio, assim como tantas outras novidades e mudanças que tivemos nos últimos anos no que diz respeito ao consumo. Ainda estamos em fase de adaptação, mas é importante que o lojista se antecipe para não perder oportunidades de vender”, sinaliza.