Portal promete abertura de empresas em 5 dias

Abrir uma micro ou pequena empresa em até cinco dias é o principal resultado do portal Empresa Simples, cujo contrato de desenvolvimento será assinado nesta terça-feira (19) entre a Secretaria da Micro e…

Abrir uma micro ou pequena empresa em até cinco dias é o principal resultado do portal Empresa Simples, cujo contrato de desenvolvimento será assinado nesta terça-feira (19) entre a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O projeto, orçado em R$ 30 milhões, pretende atender 8 milhões de micro e pequenos empresários, bem como microempresários individuais (MEI).

O cronograma prevê que o portal esteja pronto no segundo semestre de 2014. O prazo menor poderá ser alcançado com redução de exigências documentais e simplificação de processos. O plano é levar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) a todo o País, com cadastro único para abertura e baixa de empresa por meio digital, cujo único documento necessário será o CNPJ, eliminando a multiplicidade de procedimentos e cadastros hoje exigidos para se formalizar um empreendimento.

Em até cinco dias, qualquer empresa, independentemente do porte, obterá permissão da prefeitura para o exercício de suas atividades no endereço indicado, o registro na Junta Comercial, a inscrição no CNPJ e as licenças de funcionamento.

A assinatura do contrato acontece em CAmpinas, na abertura do 15º Congresso da Federação das Associações Comerciais de São Paulo, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. O evento terá transmissão da TV NBR e será exibido no Portal EBC. O congresso em Campinas comemora os 50 anos da Facesp.

Segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o custo para abertura e fechamento de empresas, o peso excessivo das exigências legais e o nível insuficiente de receitas estão entre as principais causas que limitam um crescimento maior do número de empreendedores de pequenos negócios no Brasil.

O Empresa Simples tem a ambição ainda de operar como uma “”praça eletrônica de comércio””, aproximando compradores de vendedores. Outra funcionalidade prevista é um serviço de resolução de disputas e contendas judiciais com empresas e órgão públicos, chamado de Concilia Já.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais