Porto Alegre apresenta seu logo para a Copa do Mundo

Foi apresentado na manhã desta terça-feira (9), no Hotel Sheraton, o logo de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014. Por orientação da Fifa, o símbolo será igual em todo o Brasil, alterando apenas o nome da cidade. Durante a apresentação, o prefeito da cidade, que é uma das sedes do Mundial, José Fortunati, disse que três campos da Capital serão indicados para servir de espaço para treinamento. São eles: o da Pucrs, a Arena do Grêmio e o Esporte Clube São José.

Foi oficializada, ainda, a criação do Comitê Organizador Sede. A nova formatação de Porto Alegre para o mundial, idealizada pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), atende às exigências da Fifa e marca a próxima fase do projeto, tendo como novidade a integração de entidades civis ao evento. “O Comitê que estamos implantando permitirá que a cidade amplie sua preparação, tanto em áreas de atuação quanto em agentes envolvidos. Estamos migrando de uma fase de planejamento para a execução”, enfatizou o prefeito em texto divulgado pela assessoria antes da cerimônia.

Pela configuração proposta, serão criados sete grandes eixos temáticos em áreas como mobilidade urbana, turismo, marketing e infraestrutura esportiva, entre outras. Em cada um deles, poder público e entidades civis terão participação.

A grande preocupação do momento, conforme Fortunati, é com o destino do Cais da Mauá. O prefeito pretende se reunir em breve com o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, para as próximas definições a respeito da área. “A ideia agora é de celeridade”, repetiu o prefeito.