Porto Alegre apura a menor inflação

Dados do IPC-Semanal, pesquisados pela Fundação Getúlio Vargas, mostraram que Porto Alegre teve a menor inflação entre sete capitais analisadas na segunda semana de novembro, com alta de 0,34%. O resultado…

Dados do IPC-Semanal, pesquisados pela Fundação Getúlio Vargas, mostraram que Porto Alegre teve a menor inflação entre sete capitais analisadas na segunda semana de novembro, com alta de 0,34%. O resultado representa queda de 0,01 ponto percentual sobre o índice registrado na semana anterior. O segmento que mais pressionou a alta foi o de Habitação com 0,71%, seguido por Despesas Diversas (0,57%), Educação, Leitura e Recreação (0,57%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,38%). De acordo com o economista Marcio Fernando da Silva, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/ FGV), a menor inflação na Capital foi garantida, principalmente, pela deflação de 0,07% no quesito Alimentação.

Também tiveram variação inferior à média os segmentos de Vestuário (0,20%) e Tranportes (0,21%). Mesmo com deflação nos alimentos, tomate e bergamota são os vilões. O primeiro teve alta de 15,04% nesta semana contra os 25,51% da semana anterior. Já a bergamota ficou 26,67% mais cara. O aumento da energia elétrica colaborou para que o item Habitação exercesse a maior pressão sobre o índice inflacionário, com uma elevação de 2,38%. Outro fator que fez subir o IPC-S foi o preço dos shows musicais, com uma alta de 7,25%.

Veja também

    Noticias

    Último Dia da NRF 2025 destaca experiências imersivas

    Veja mais
    Noticias

    NRF 2025: autenticidade e tendências de consumo dominam o 2º dia do evento

    Veja mais
    Noticias

    NRF 2025: inovação, IA e conexão com consumidores marcam o primeiro dia do maio...

    Veja mais
    Noticias

    IPCA de dezembro de 2024 – fechamento do ano em relação à inflação

    Veja mais