Porto Alegre foi a única capital que apresentou aceleração da inflação, segundo IPC-S

Índice mostra desaceleração da inflação em 6 de 7 capitais

Índice mostra desaceleração da inflação em 6 de 7 capitais
A inflação no varejo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou elevação de preços menos intensa ou até deflação mais forte em seis das sete capitais pesquisadas para cálculo do índice, na passagem da primeira para a segunda prévia de setembro do índice. A única cidade a apresentar aceleração de preços no período foi a de Porto Alegre, de 0,01% para 0,03%.

Na cidade de São Paulo, a inflação voltou a perder força, no âmbito do IPC-S. Segundo a FGV, os preços na capital paulista subiram 0,10% na segunda leitura do índice, apurada até a última segunda-feira (dia 15), em comparação com a alta de 0,26% apurada no IPC-S anterior, de até 7 de setembro.

Além de São Paulo, outras cinco cidades apresentaram desaceleração de preços no período. É o caso de Brasília (de 0,23% para 0,09%); Belo Horizonte (de 0,73% para 0,50%); Rio de Janeiro (de 0,21% para 0,08%); Recife (de -0,03% para -0,26%) e Salvador (de -0,33% para -0,55%).

Embora todas as cidades contribuam para a formação do IPC-S, a inflação na cidade de São Paulo é a de maior peso no cálculo do índice, que também mostrou desaceleração, de 0,20% para 0,04%, na passagem da primeira para a segunda prévia de setembro, conforme anunciado ontem pela FGV.