Porto Alegre tem aumento de preço do material escolar e baixo movimento no comércio

Lojistas esperam aumento de vendas na semana anterior ao início das aulas

O Sindilojas Porto Alegre, através do seu Núcleo de Pesquisa, realizou um levantamento para saber como estão as vendas de material escolar em 2023. Segundo 51% dos lojistas, a procura ainda está baixa, mas esse número tem um porquê na própria pesquisa. Para quase 45% dos respondentes, a previsão é de que o volume de compras aumente próximo ao retorno das aulas, na semana anterior ao início.

O movimento é considerado médio para 33% e outros 16% consideram o movimento alto para época do ano. Estes resultados se refletem nas vendas. Cerca de 42% disseram que estão semelhantes ao mesmo período de 2022. Para 25,5% houve uma queda e 11,7% afirmam estarem vendendo mais agora em 2023.

Peso no bolso!

Sobre os preços, o percentual de aumento ficou abaixo do último ano (24% em 2022 na relação com 2021). Neste ano, o aumento ficou em 19%, na relação com 2022, para os quase 64% dos lojistas que relataram alta nos preços dos materiais escolares.

Em relação aos reajustes nos preços, as maiores altas foram nos seguintes itens: mochila (40%), pasta plástica (30%) e caderno (23%).

De acordo com a sondagem, o gasto médio por cliente, sem considerar a compra de livros didáticos, ficou em R$ 183. A principal forma de pagamento utilizada na loja física é o parcelamento no cartão de crédito, com 62,8% da preferência. Na segunda posição está o cartão de débito, representando cerca de 18% da movimentação financeira.

Alívio no bolso?

Desconto no material escolar não tem prevalecido nas lojas do setor. Apenas 20,2% oferecem promoções ao cliente. A média de desconto deste ano ficou abaixo (9%) da relatada em 2022 (16%) e, segundo mais da metade dos empresários (52,6%) as promoções vão acontecer até enquanto durarem os estoques. Nos locais que oferecem descontos, os principais produtos em promoção são cadernos, lápis e o kit com mochila, estojo e lancheira.

Quanto aos materiais escolares mais vendidos, lideram a lista, cadernos (63,8%), lápis (30,9%), mochilas (21,3%), borrachas (18,1%) e canetas (17%). Estojos e lápis de cor também aparecem na lista.

Online x físico

O levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas POA ainda identificou a preferência do consumidor da capital de comprar este tipo de produto em lojas físicas. São 67% do total. De acordo com 33%, as vendas ocorrem com o cliente utilizando tanto a loja física quanto a online.

Para essa parcela de 33% que também vende via internet, o site da loja aparece no topo da escolha como o meio mais usado, com 58,1%, seguido da escolha pelo WhatsApp, com 35,5%.

Sobre a forma de pagamento preferida pelos consumidores no online, o link de pagamento vence. São 35,5% das vendas dos lojistas. Em seguida, com 32,3% aparece o Pix. Boleto bancário, transferência eletrônica e cartão de crédito aparecem na sequência.

Disposição para compras

A pesquisa identificou que cerca de 37% dos entrevistados notaram mudança no comportamento de consumo dos pais nas compras de materiais escolares neste ano de 2023. Para essa parcela, os pais estão mais econômicos (47,1%), compram pouco (17,7%) e pesquisam mais (14,8%).

Um outro item que chama a atenção são os personagens ou temas mais procurados, segundo os lojistas. Homem-Aranha, Naruto, Sonic e Frozen aparecem na frente desta busca.

Com estas informações em mãos, o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, relata que a inflação no período e a data ainda não tão próxima do início das aulas, influenciam na baixa venda dos produtos até o momento. “Há os motivos da alta nos preços do material escolar, fazendo com que, por exemplo, ao invés de comprar três lápis, se compre dois, e assim sucessivamente em demais itens. Outro ponto é dado que a pesquisa nos trouxe, da reutilização de materiais do ano anterior, como uma forma de poupar”, comentou. Antes de finalizar, Arcione Piva afirmou. “Mas há a expectativa de melhora nas vendas na semana que antecede o retorno às aulas.

Acesse aqui o Infográfico da pesquisa!