Porto Alegre tem menor taxa de desemprego de história de pesquisa

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre no mês de julho ficou em 8,9% da População Economicamente Ativa, sendo a menor em toda a série da Pesquisa de Emprego e Desemprego do…

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre no mês de julho ficou em 8,9% da População Economicamente Ativa, sendo a menor em toda a série da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em junho, esse número estava em 9,5%, conforme os dados divulgados na manhã desta quarta-feira (25).

O contingente de desempregados em julho foi estimado em 179 mil pessoas, com uma redução de 11 mil indivíduos em comparação ao mês anterior. Esse comportamento decorreu do bom desempenho da ocupação, com aumento de 20 mil ocupados, o qual foi superior ao ingresso de 9 mil pessoas no mercado de trabalho. A taxa de participação, por sua vez, cresceu de 57% para 57,3%.

Ainda de acordo com o documento do Dieese, em julho, o nível de ocupação na Região Metropolitana apresentou crescimento de 1,1%. O total de ocupados foi estimado em 1.834 mil indivíduos, 20 mil pessoas a mais do que no mês anterior. Quanto aos principais setores de atividade econômica, constatou-se crescimento nos serviços (1,8%), com 18 mil postos de trabalho, no comércio (3%), com 9 mil, e na construção civil (1,9%), com 2 mil.

Houve pequena retração, de 0,6%, na ocupação da indústria, com diminuição de 2 mil postos de trabalho. Comparando-se as informações do mês de julho de 2010 com as de julho de 2009, a taxa de desemprego total registrou queda expressiva, passando de 12% para os atuais 8,9%.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais