Porto Alegre tem menor taxa de desemprego do país

A capital gaúcha ficou no topo da amostragem de novembro.

Porto Alegre é a capital que registra a menor taxa de desemprego do país em 21 anos de Pesquisa de Emprego e Desemprego: 5% da população…

A capital gaúcha ficou no topo da amostragem de novembro.

Porto Alegre é a capital que registra a menor taxa de desemprego do país em 21 anos de Pesquisa de Emprego e Desemprego: 5% da população economicamente ativa. Esse foi o resultado do levantamento de novembro, que confirma o índice da queda histórica já registrada em outubro.

O número total de desempregados está estimado em 36 mil pessoas, 2 mil a menos em relação ao mês anterior. Com isso, a capital gaúcha permanece com índices menores do que os de Belo Horizonte (6,2%) e Fortaleza (6,7%).

Os principais setores responsáveis pelo incremento de 5 mil ocupados em novembro são a indústria da transformação e o comércio e reparação de veículos. Em comparação com novembro do ano passado, a taxa de desemprego dos residentes em Porto Alegre diminuiu 1,2%, com o aumento do nível ocupacional principalmente no setor de serviços (8 mil pessoas). Outro destaque foi o crescimento do número de pessoas com carteira assinada no setor privado, que registrou 14 mil pessoas.

A PED-PoA é feita por meio de cooperação técnica firmada pela prefeitura de Porto Alegre com a Fundação de Economia e Estatística (FEE-RS), a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), a Fundação Seade de São Paulo, e o Dieese e prevê a disponibilidade de um técnico especializado cedido um por instituição pactuante, para composição de análise dos dados.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA realiza reunião de diretoria para debater temas estratégicos do s...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    CAGED de dezembro 2024: Fechamento do ano do mercado de trabalho

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Mercado de trabalho em Porto Alegre: pesquisa do Sindilojas POA aponta desafios e ...

    Veja mais