Porto Alegre tem milhares sem luz; CEEE estima normalização ainda hoje

No trânsito, semáforos estão desligados e árvores trancam ruas.
Temporal foi na última sexta-feira (29) e devastou a capital gaúcha.

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou, nesta segunda-feira (1º) que 36 mil clientes ainda estão sem luz por conta do temporal que atingiu Porto Alegre a última sexta-feira (29). No início da manhã, eram 41 mil.

Os bairros mais afetados, de acordo com a CEEE, são Petrópolis, Bom Fim, Menino Deus, Bom Jesus e Centro. Para normalizar a situação, equipes estão trabalhando ininterruptamente, diz a empresa, e os trabalhos devem ganhar o reforço de funcionários de outras distribuidoras.

“A nossa expectativa é que até o final desta segunda-feira (1º) tenhamos o serviço de todos os consumidores religado”, afirmou o presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado. Segundo ele, 1,5 mil homens trabalham para restabelecer a energia elétrica.

Na noite de domingo (31), segundo a CEEE, 53 mil clientes ainda estavam sem fornecimento, o que prejudicou também o abastecimento de água em algumas regiões. Conforme o presidente da CEEE, a estação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) já foi energizada e o abastecimento deve ser retomado em breve.

“A indignação é natural, faz parte. A gente constuma valorizar a energia elétrica quando ela falta. Mas este evento teve proporções muito grandes. Ele foi concentrado, e efetivamente o consumidor fica em desconforto. Nós somos consumidores também, mas estamos trabalhando e pedimos a compreensão, e que entendam que não foi um simples temporal”, avaliou ele sobre a reação da população.

Além disso, de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), 44 semáforos ainda estão fora de operação na manhã desta segunda (1º) por conta da falta de luz. A EPTC pede atenção aos motoristas porque há 34 pontos bloqueados por árvores na capital.

Prefeito em exercício diz que limpeza levará 15 dias

O prefeito em exercício Sebastião Melo disse, nesta segunda-feira (1º), que a limpeza total das ruas deve demorar mais de 15 dias e que o trabalho, neste momento, está concentrado no restabelecimento de energia elétrica.

De acordo com a prefeitura, 700 pessoas devem trabalhar na remoção das árvores na força tarefa montada pela administração municipal e CEEE para restabelecer a normalidade (assista a entrevista no vídeo).

Temporal teve 120 km/h, destruiu prédios e deixou mais de 300 mil sem luz

Foi na sexta-feira (29) à noite. A ventania de quase 120km/h derrubou dezenas de árvores e postes, danificou estruturas de casas, prédios residenciais e comerciais, além de shoppings e hospitais. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) chegou a registrar 450 mil clientes sem luz.

Fonte: G1

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais