Porto Alegre terá 25 novas câmeras

Depois das câmeras que monitoram o trânsito e a atuação de possíveis delinquentes nas ruas, Porto Alegre começa a ampliar a vigilância em praças e parques. Até o fim do ano, 25 aparelhos serão…

Depois das câmeras que monitoram o trânsito e a atuação de possíveis delinquentes nas ruas, Porto Alegre começa a ampliar a vigilância em praças e parques. Até o fim do ano, 25 aparelhos serão instalados em nove diferentes locais da cidade, criando uma rede de imagens em tempo real acompanhadas pela Guarda Municipal.

O cronograma de instalação depende de avaliação da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). Quanto mais próximo das redes de fibra óptica existentes, mais ágil será o início da operação. Cada câmera custa cerca de R$ 7 mil. No total, serão R$ 821 mil investidos pela prefeitura, com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal.

As câmeras serão monitoradas a partir da futura sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, na Avenida Padre Cacique, para onde também se mudará a Guarda Municipal possivelmente no mês que vem. Atualmente, os dois órgãos municipais estão na Rua João Alfredo, na Cidade Baixa. Um dos locais que ganhará uma câmera é o Monumento ao Laçador, junto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. O objetivo é evitar furto do laço e pichações na base da estátua, um dos símbolos do Rio Grande do Sul. Na orla, trechos que têm equipamentos públicos, como quadras esportivas e o Anfiteatro Pôr-do-Sol, serão vigiados por olhos eletrônicos.

Imagens também serão monitoradas pela BM

O secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu D’Avila, informa que os guardas municipais serão treinados para operar o sistema de videomonitoramento. As imagens geradas pela Procempa também serão enviadas em tempo real para o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) da Brigada Militar, que funciona na sede da Secretaria da Segurança Pública, na Rua Voluntários da Pátria. – As câmeras são um instrumento a mais para a segurança, que permitem acompanhar o movimento sem estar lá. Caso alguma coisa aconteça, se torna mais ágil o deslocamento até o local – afirma D’Avila.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais