Porto Alegre troca experiências de gestão em Xangai

A comitiva da Capital gaúcha que irá acompanhar as atividades da Expo Xangai 2010 embarca nesta sexta-feira para a China. Conforme o prefeito José Fortunati, o evento permitirá que Porto Alegre apresente-se ao mundo e poderá “abrir as portas” para novos negócios. As Exposições Universais (Expos) possuem o objetivo de promover a cooperação internacional e um ambiente de troca de conhecimentos entre nações, realizando o intercâmbio cultural, econômico e tecnológico. O tema deste ano é Cidade Melhor, Vida Melhor.

Fortunati destaca que apenas 55 cidades foram selecionadas para participar da Expo Xangai. “Fomos premiados ao receber um espaço para montarmos nosso estande”, comemora o prefeito. Ele lembra ainda que Porto Alegre e São Paulo são os dois únicos municípios brasileiros presentes no evento.

Para Fortunati, esse fato demonstra que a Capital gaúcha é hoje um centro urbano diferenciado. O prefeito detalha que Porto Alegre foi convidada devido à participação da comunidade na gestão pública. Ele cita como exemplo dessa política a Governança Solidária Local. “Essa ferramenta consolida um salto de qualidade, porque o foco é organizar a cidade na busca de uma maior sinergia, através do voluntariado, do apoio de entidades, entre outras medidas”, afirma Fortunati.

Entre as ações realizadas dentro da Governança Solidária Local, ele cita o início da revitalização do Largo Glênio Peres, que reuniu os comerciantes do Mercado Público, a associação do Centro da cidade, moradores, a empresa Vonpar (franqueada da Coca-Cola) e a prefeitura. Segundo Fortunati, a ideia é alavancar determinados projetos com a participação clara da sociedade, seja civil ou iniciativa privada.

A Governança Solidária Local é apresentada durante a Expo Xangai, que começou em 1 de maio e se estenderá até 31 de outubro. A expectativa é de que cerca de 70 milhões de pessoas visitem o evento. Porto Alegre está presente através de um estande de 206 metros quadrados, próximo às representações das cidades alemãs de Düsseldorf e Freiburg e de São Petersburgo, da Rússia. A data de 5 de junho marcará o Dia de Porto Alegre na Expo, que será celebrado com diversas atividades culturais e de promoção do município.

Além de Fortunati, compõem a comitiva gaúcha representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores, Fiergs, Sindilojas, Sinduscon-RS, Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, Ufrgs e empresários.