Porto Alegre troca experiências de gestão em Xangai

A comitiva da Capital gaúcha que irá acompanhar as atividades da Expo Xangai 2010 embarca nesta sexta-feira para a China. Conforme o prefeito José Fortunati, o evento permitirá que Porto Alegre apresente-se…

A comitiva da Capital gaúcha que irá acompanhar as atividades da Expo Xangai 2010 embarca nesta sexta-feira para a China. Conforme o prefeito José Fortunati, o evento permitirá que Porto Alegre apresente-se ao mundo e poderá “abrir as portas” para novos negócios. As Exposições Universais (Expos) possuem o objetivo de promover a cooperação internacional e um ambiente de troca de conhecimentos entre nações, realizando o intercâmbio cultural, econômico e tecnológico. O tema deste ano é Cidade Melhor, Vida Melhor.

Fortunati destaca que apenas 55 cidades foram selecionadas para participar da Expo Xangai. “Fomos premiados ao receber um espaço para montarmos nosso estande”, comemora o prefeito. Ele lembra ainda que Porto Alegre e São Paulo são os dois únicos municípios brasileiros presentes no evento.

Para Fortunati, esse fato demonstra que a Capital gaúcha é hoje um centro urbano diferenciado. O prefeito detalha que Porto Alegre foi convidada devido à participação da comunidade na gestão pública. Ele cita como exemplo dessa política a Governança Solidária Local. “Essa ferramenta consolida um salto de qualidade, porque o foco é organizar a cidade na busca de uma maior sinergia, através do voluntariado, do apoio de entidades, entre outras medidas”, afirma Fortunati.

Entre as ações realizadas dentro da Governança Solidária Local, ele cita o início da revitalização do Largo Glênio Peres, que reuniu os comerciantes do Mercado Público, a associação do Centro da cidade, moradores, a empresa Vonpar (franqueada da Coca-Cola) e a prefeitura. Segundo Fortunati, a ideia é alavancar determinados projetos com a participação clara da sociedade, seja civil ou iniciativa privada.

A Governança Solidária Local é apresentada durante a Expo Xangai, que começou em 1 de maio e se estenderá até 31 de outubro. A expectativa é de que cerca de 70 milhões de pessoas visitem o evento. Porto Alegre está presente através de um estande de 206 metros quadrados, próximo às representações das cidades alemãs de Düsseldorf e Freiburg e de São Petersburgo, da Rússia. A data de 5 de junho marcará o Dia de Porto Alegre na Expo, que será celebrado com diversas atividades culturais e de promoção do município.

Além de Fortunati, compõem a comitiva gaúcha representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores, Fiergs, Sindilojas, Sinduscon-RS, Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, Ufrgs e empresários.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais