Porto-alegrenses estão dispostos a gastar cerca de R$ 890 no comércio na Black Friday

Levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revelou que os consumidores esperam receber descontos a partir de 38%.

A Black Friday, um dos momentos mais esperados para quem quer economizar nas compras, será este ano no dia 29 de novembro, e já tem consumidor decidido sobre o que vai querer comprar na data. De acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, a expectativa maior de quem pretende aproveitar a promoção é receber um bom desconto nos produtos, de pelo menos 38%. Eletrodomésticos, móveis, celulares, smart TV’s e eletrônicos em geral devem ser as categorias mais procuradas. O gasto médio deve ficar em torno dos R$ 890,00 por pessoa, sendo que 43,6% dos consumidores pretendem desembolsar mais que R$ 1.000,00 no total.

De acordo com o presidente da Entidade, Paulo Kruse, a exigência do consumidor aumentou para a Black Friday em função do que aconteceu nos últimos anos durante a promoção: algumas lojas colocaram seus produtos “pela metade do dobro do preço”. “Com isso, as pessoas aprenderam a pesquisar com antecedência, e estão certíssimas em fazer isso. E é também por esse motivo que muitas já sabem o que e quanto estão dispostas a gastar na data”, analisa.

Ainda segundo Kruse, a Black Friday deve ter um de seus melhores resultados no comércio este ano em função da antecipação do saque do FGTS e do pagamento da primeira parcela do 13º salário no mesmo período. “A decisão de antecipar o saque do FGTS, especialmente, deve ser muito benéfica para os lojistas, que apostam nas vendas de final de ano para recuperar a receita do período”, argumenta.

Uma informação importante para os lojistas da Capital se prepararem é que o movimento deve ser grande nas lojas de rua e shoppings: mais da metade dos consumidores, ou seja, 52%, pretende recorrer ao comércio físico durante a promoção. Os que devem comprar pela internet somam 48%. Quando perguntados sobre o que é melhor, se uma “Black Friday” ou uma “Black Week”, 68% responderam a segunda opção, que gostariam de ter uma semana inteira de ofertas.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe o Prêmio Atena pelo case da FBV

    Veja mais
    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais