Praça Revolução Farroupilha é entregue à população

A prefeitura e a Trensurb entregaram hoje, 18, à comunidade porto-alegrense a reurbanização da Praça Revolução Farroupilha, junto à Estação Mercado. No local, foi inaugurado um painel do artista…

A prefeitura e a Trensurb entregaram hoje, 18, à comunidade porto-alegrense a reurbanização da Praça Revolução Farroupilha, junto à Estação Mercado. No local, foi inaugurado um painel do artista plástico Danúbio Gonçalves, contando a saga do conflito. A recuperação da praça integra o programa Viva o Centro, para a revitalização da região central da cidade. A cerimônia contou com as presenças do prefeito José Fogaça, do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha (veja vídeo).

O prefeito José Fogaça assim como o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, destacaram a parceria entre administração municipal e governo federal nas obras de reforma da praça, orçadas em R$ 372 mil. “É uma iniciativa de governança solidária, reunindo a ação conjunta e a boa vontade da prefeitura, da Trensurb e do Ministério das Cidades”, considerou Fogaça.

Com maior infra-estrutura à população, a reurbanização da praça faz parte da modernização da Estação Mercado da Trensurb para ajustar o espaço às normas de acessibilidade universal e garantir mais conforto e segurança aos cerca de 60 mil usuários diários. A praça ganhou novos pisos e iluminação mais eficiente. Em parceria com a prefeitura, foi retirada uma central de gás e de ar-condicionado, além da abertura da Avenida Borges de Medeiros, até a Avenida Mauá. Uma câmera de vídeo deverá proporcionar maior segurança ao local.

Pelo Programa Viva o Centro, da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), a Avenida Borges de Medeiros até a Avenida Mauá foi aberta para o trânsito de coletivos. Com a transferência das paradas, ficou liberada a fachada original da frente do Mercado Público. Entre as mudanças na estação, foram colocadas rampas de acesso e mais espaço para comércio na parte interna. “Foram mais de sete secretarias do município que interagiram nesse trabalho, em especial, a equipe do programa Viva o Centro”, destacou o diretor-presidente da Trensurb.

Saga Farroupilha – O painel Epopéia Rio-grandense, Missioneira e Farroupilha, de Danúbio Gonçalves, que acompanhou a cerimônia, conta com três metros de altura e 16,5 metros de comprimento. A obra garante a relação cultural do porto-alegrense com sua história. “Vai ser um ícone cultural gaúcho tão marcante na vida da cidade quanto o Monumento ao Laçador. Será um novo espaço cívico e local de grande atração turística”, afirmou o prefeito.

Durante a solenidade, o cantor Vitor Hugo, acompanhado do violonista Toneco da Costa, interpretou os hinos Nacional e Rio-grandense e o poeta Luiz Coronel explicou a história retratada no painel de Danúbio.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais