Praça XV será integrada ao largo

A revitalização do Centro de Porto Alegre incluirá reformas na área atualmente ocupada pelo comércio ambulante, no entorno do Largo Glênio Peres e da Praça XV. O gerente do Programa Viva o Centro, Glênio Bohrer, destacou que, entre as mudanças previstas, está o rebaixamento do piso da Praça XV em 1,10 metro, nivelando-a com o largo, o que vai facilitar o acesso da população. “Atualmente, muitas pessoas evitam a praça porque as escadas e a mureta de proteção são obstáculos a transpor”, observou.

Segundo ele, o objetivo é promover maior integração entre a Praça XV e o largo. Outra proposta que deve ser colocada em prática pelo programa é a instalação de deques de madeira nos bares do Mercado Público que têm as portas voltadas para o largo. O local é ocupado pelos comerciantes com mesas e cadeiras, “mas queremos dar melhores condições, com um visual ainda mais bonito”.

No próximo dia 29 serão conhecidos os vencedores da licitação realizada pela prefeitura para as obras nas ruas Marechal Floriano e José Montaury. O projeto prevê o retorno da circulação de veículos pelas duas ruas onde hoje estão os ambulantes. O tráfego será controlado. “A prioridade continuará sendo dos pedestres”, explicou Bohrer. A intenção é fazer com que a circulação de pessoas no local aumente não só durante o dia, mas também à noite.

O orçamento municipal destinou R$ 1,8 milhão para a reforma, que deve começar ainda no primeiro semestre e tem duração prevista de 10 meses. Antes do início dos trabalhos, a área onde estão os ambulantes será transformada, por um breve período, em estacionamento rotativo. Conforme Bohrer, o estacionamento será desativado a partir do começo até o término das obras.