Preços da alimentação sobem e inflacionam resultados do IPC-S

Os mais recentes números divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostraram que a inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), de 22 de novembro, sinalizou pequena aceleração. A taxa registrada foi de 0,57%, variação 0,01 ponto percentual (p.p.) acima da apurada com base na coleta encerrada em 15 de novembro.

Três das sete classes de despesa componentes do índice tiveram acréscimos em suas taxas de variação. Alimentação (1,06% para 1,14%) foi a classe de despesa que mais contribuiu para o avanço do índice. Dezessete dos 21 gêneros alimentícios componentes apresentaram aceleração em suas taxas de variação, cujos principais destaques foram os itens: Hortaliças e Legumes (-3,21% para -1,63%), Carnes e Peixes Industrializados (-0,17% para 0,83%) e Bebidas Não Alcoólicas (-0,05% para 0,35%).

Os grupos Habitação (0,41% para 0,46%) e Despesas Diversas (-0,17% para -0,10%) também registraram acréscimos em suas taxas de variação. Para cada uma destas classes de despesa, vale citar o comportamento dos itens: Tarifa de Eletricidade Residencial (0,26% para 0,45%) e Mensalidade para Tv por Assinatura (-0,68% para 0,09%), nesta ordem.

Em contrapartida, os grupos Vestuário (0,95% para 0,53%), Transportes (0,13% para 0,10%), Educação, leitura e Recreação (0,39% para 0,37%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,42% para 0,41%) apresentaram recuos em suas taxas de variação. Os destaques para cada um destes grupos foram: Roupas (1,26% para 0,71%), Serviço de Reparo em Automóvel (1,08% para 0,73%), Show Musical (2,57% para 1,36%) e Medicamentos em Geral (0,27% para 0,22%), respectivamente.