Prefeitura, Caixa e Trensurb erguem cúpula no Centro

Uma cúpula vai enfeitar a Praça Revolução Farroupilha, no Trensurb

O protocolo firmado entre a prefeitura, a Caixa Federal e a Trensurb assinado hoje no Paço Municipal prevê a construção de uma cúpula sobre a estação Mercado do Trensurb, na Praça Revolução Farroupilha. O projeto é uma criação do arquiteto Klaus Bohne, coordenador do grupo de inovação e sustentabilidade da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura no Rio Grande do Sul. A parceria prevê ainda a instalação de uma agência bancária da Caixa na estação.

Bohne contou que teve a ideia em 2005, mas a partir da publicação de um artigo do prefeito José Fortunati em janeiro deste ano, mobilizando a comunidade a contribuir com a cidade, resolveu tirar o projeto do papel. “A plataforma parece que estava esperando uma inovação. É um projeto de baixo impacto para obras, de curto prazo e com foco na sustentabilidade”, defendeu Bohne.

De acordo com o arquiteto, a cúpula de vidro com 12 metros de altura e 31 metros de diâmetro será instalada sobre um piso também de vidro, o que garantirá iluminação natural ao longo de todo o dia para o interior da estação.

O superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Edson Carlos Ferreira dos Santos, destacou que a empresa está comprometida com o projeto que qualificará a cidade. “Uma intervenção arquitetônica dessa grandeza será um referencial para Porto Alegre”, reforçou.