Preferência por hábitos saudáveis e sustentáveis cresce entre os consumidores

De acordo com o estudo, mais da metade dos clientes preferem produtos naturais, orgânicos, terapêuticos ou à base de ervas e não poluentes. 

A busca por saúde, qualidade de vida e bem-estar vem modificando o comportamento dos consumidores. Atualmente, a cada dois compradores, um dá preferência para produtos naturais, que causam menos impacto ao meio ambiente. É o que mostra uma pesquisa recente sobre cuidados pessoais, realizada pela Kantar Worldpanel. A preocupação com o que é natural, saudável e sustentável não é mais exclusiva de um perfil específico de pessoas. Ela se espalha cada vez mais e já é critério de escolha de boa parte dos compradores.

De acordo com o estudo, mais da metade dos clientes preferem produtos naturais, orgânicos, terapêuticos ou à base de ervas e não poluentes. No segmento de maquiagens, por exemplo, o objetivo é parecer natural, com produtos leves e sustentáveis. E os brasileiros se destacam, já que são os mais engajados, conforme o levantamento. Por aqui, 57,7% dos entrevistados disseram que a preservação da natureza é uma importante motivação na hora de consumir, percentual maior que o registrado entre europeus (51,9%) e norte-americanos (43,1%).

O movimento que defende a redução do uso de plástico e o reúso ou o reaproveitamento de itens que seriam descartados está intimamente relacionado com essa busca pelo natural. Em função disso, matérias-primas como madeira (de reflorestamento, claro), lã, algodão e metal passam a ser cada vez mais valorizadas, enquanto os bens produzidos com plástico têm sido cada vez mais questionados. Seguidoras e promotoras dessa tendência, a marca gaúcha Sall – que produz roupas de seda, algodão, linho e lã – e a Mapeei – loja paulista com produtos que ajudam a adotar uma vida sem geração de tanto lixo – são reflexo disso.

Menos é mais

Valorizar o consumo consciente e sustentável é a proposta central da Sall, uma marca de roupas femininas feitas apenas de fibras naturais – seda, algodão, linho e lã. “Temos o propósito de inversão da lógica de consumo. Para nós, menos é mais”, explica a proprietária, Paula

Azevedo. Por isso, a produção é voltada para modelos básicos – peças sem estampas e de cores neutras –, para mostrar às pessoas que é possível realizar muitas combinações com poucas peças. Além disso, o caimento das roupas é clássico, evitando que se perca a modernidade de acordo com o calendário da moda. “Acreditamos que as mulheres que compram Sall querem consumir moda de forma consciente, pois entendem que, a cada peça comprada, estão mudando o mundo, mesmo que sejam passos de formiguinha”, completa Paula. Fundada há dois anos, a marca é vendida no Coletivo 828 (Rua Visconde do Rio Branco, 828, bairro Floresta) – local que reúne diversas marcas autorais em Porto Alegre –, em Caxias do Sul nas lojas Magnabosco e pelo e-commerce Mais Alma.

Zero desperdício

Em São Paulo, a geógrafa – e agora empreendedora – Lívia Humaire encarou uma proposta ousada: criar a primeira loja zero lixo do Brasil. O espaço, chamado Mapeei – Uma Vida Sem Plástico, fica no número 1524 da tradicional rua Augusta. Lá, ela oferece uma variedade de produtos que não geram lixo após a utilização – como cosméticos em barra, absorventes de tecido, garrafas reutilizáveis, potes de vidro, talheres e guardanapos para comer na rua, etc. A ideia ganhou corpo após uma viagem pela Europa, onde encontrou diversos comércios com a proposta de reduzir ao máximo o uso de plástico e embalagens. De volta ao Brasil, buscou conceber um local que sirva como um catalisador desse modo de vida, inspirando cada cliente a produzir menos resíduos. “Quero que a loja dê conta das necessidades mais integrais quanto à redução de lixo”, explica Lívia.

Dicas simples para sua loja ser mais amiga da natureza

Embalagens: pergunte aos seus fornecedores quais produtos podem ser enviados sem plástico.

Sacolas: substituir sacolas de plástico por sacolas de tecido.

Utensílios reutilizáveis: se sua loja oferece café, água ou petiscos aos clientes, deixe à disposição copos reutilizáveis em vez de descartáveis. O mesmo vale para talheres e guardanapos.

Gostou deste conteúdo? Faz parte da revista Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Na versão digital você pode conferir gratuitamente a edição completa. Clique aqui e aproveite. Boa leitura!

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais